sábado, 20 de novembro de 2021

cap3

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018





          ATUALIZADO





          08-11-2021   

IMPORTANTÍSSIMO - A matéria deste blog é "totalmente simbólica" e só será entendida se analisada por uma pessoa  sensitiva ou numa assembleia de duas ou três pessoas comuns (nem mais nem menos)1, para que Jesus Cristo, o caminho (caminho simbólico)2 e a verdade (verdade simbólica) e a vida (vida simbólica - sem rituais), seja percebido, segundo as duas passagens abaixo:

Mateus-18/20 Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.

João-14/6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai3, senão por mim.4

1Estudar a Bíblia sozinho é enfado da carne (Eclesiastes-12/12) e numa congregação religiosa é confusão de vozes ou de línguas (babel)de Babilônia (passagem abaixo) uma referência as três partes (tipos) de cristãos: católicosprotestantes e evangélicos Ver: A diferença entre protestantes e evangélicos.

 Apocalipse-16/19 - A grande cidade foi dividida em três partes, e as cidades das nações se desmoronaram. Deus lembrou-se da grande Babilônia e lhe deu o cálice do vinho do furor da sua iraEsta compilação (!?).

2Trilhado subliminarmente  e não em sonho, pelo compilador deste blog.   

3Deus  Pai, o Verbo  (João 1:1),   o Deus invisível  da linguagem simbólica como ponte, em sentido amplo. Ver a Escada de Jacob.

4Deus o Filho, o Verbo encarnado na mente dos compiladores da Bíblia, as Escrituras  Sagradas da Igreja Católica (universal)1 a única linguagem religiosa em linguagem universal  que vai conduzir os religiosos (todos) aos seus respectivos Avatares: - Cristo, Buda, Shiva, Maomé, etc. com os seus respectivos  cálices do vinho do furor da sua iraVer: o Verbo que se fez carneVer também: "Encarnação"

1Ver a matéria:  A Igreja Católica no Mundo. Ver tambémA Universalidade da Igreja (Católica).

Nota 1: Por ser totalmente inspirada, a matéria deste blog requer constantes imprevisíveis atualizações portanto, é aconselhável que o leitor salve-a em seu computador sempre que acessá-la para manter-se atualizado e evitar o constrangimento nos momentos em off-lineVer a data de atualização acima. Se ela atrasar por muitos dias é o sinal de que o compilador deu por encerrado, adoeceu ou faleceu. 

Nota 2: Use a tecla do lado direito do mouse para acessar os links em seguida clicar em: Abrir link em uma nova janela 



COMPILAÇÃO

PARTE 2 

A SERPENTE


Para comprovar que a serpente representa a imaginação religiosa, como foi visto no final da PARTE 1, vejamos a matéria a seguir e a imagem da cabeça de uma serpente no auditório do Papa (fig. 27 abaixo). 

Em 1964 começou o projeto, ainda no pontificado de Paulo VI, que originou uma sala no Vaticano com formato de cabeça de serpente e uma escultura horripilante com significado acatólico (aquele que não é de fato católico)VerComo ponderar os paralelos entre Paulo VI e Francisco, o seu canonizador. 

Francisco canonizar Paulo VI, veremos algo completamente apropriado de sua parte, pois em muitos sentidos os papados de Paulo VI e de Francisco são assustadoramente parecidos

Ver  a matéria:  As Heresias do Antipapa Paulo VI e comprove que o Papa Francisco é o seu seguidor, principalmente sua tendência ao ecumenismo, considerado uma heresia pelos tradicionalistasVer a matéria Paulo VI sobre as Religiões Não-Cristãs.

Ver tambémO ecumenismo arriscado do Papa Francisco e, Papa Francisco recorda São Paulo VI e anima a ser evangelizadores alegres. 
Ver ainda: O Papa Francisco é o primeiro papa jesuíta.


Ver o vídeo com o comentário do narrador sobre o personagem dentro da boca da serpente a quem ele chama de estrutura macabra1 (fig. 27-a) que representa Jesus Cristo ressurgindo de um apocalipse nuclear, e segundo ele, é uma mensagem satânica, o que é verdade, conforme esta compilação, pois, é fruto da imaginação religiosa, Serpente (Satanás) ou diabo, imaginário social daquele que diz ser ateu2, com suas respectivas hegemonias,  o que deu origem ao Jesus histórico, uma farsa criada por romanosNo final o narrador também diz parecer que a serpente está digerindo o ser macabro, o que também é verdade pois, é o próprio papa Francisco sentado no seu trono dentro da boca da serpente, que está afirmando a inexistência do Jesus histórico, determinando o início do fim do mundo religioso pois além de simbólicos, os relatos da Bíblia  são escatológicos3Ver a matériaAs religiões vão desaparecer no futuro? Ver tambémVai demorar, mas religiões cairão em desuso, diz historiador da ciência. 

1uma referência ao juramento macabro dos jesuítas(!?).


3que faz referência à escatologia; que está relacionado com a doutrina das coisas que podem acontecer no final dos tempos. Como por exemplo a Lua de Sangue da fig. 28 abaixo:


A reportagem sobre a Lua de Sangue de 2018 reacende debate sobre sinais do fim do mundo isto é, do  mundo religioso, como foi visto acima (gf). 

2018 também foi o ano que este blog foi criado para divulgar esta verdade simbólica, compilada durante mais de dez anos, o que nos leva deduzir que este blog faz parte desta escatologia bíblica.
Ver o vídeoLUA DE SANGUE O MAIOR ECLIPSE LUNAR 27-07-2018, portanto, 09 dias, isto é, uma novenadepois da postagem da PARTE 1 deste blog isto é: quarta-feira 18-07-2018.
Nota: Esta data foi alterada por um erro de digitação do compilador, que deletou a Parte 1, recuperada com a nova data em 2020.

1Este compilador recorda com saudade  de quando adolescente, era escolhido para rezar a  novena de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, durante o seu internato num colégio profissionalizante, cujo diretor era um ex-seminarista. Ele também recorda da antiga cruzadinha eucarística, onde aprontou poucas e boas!

A reportagem sobre a Lua de Sangue fala do cumprimento profético desta data, segundo a passagem abaixo:

Joel: 2-31: “O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes de chegar o grande e terrível dia do SENHOR".

Terrível (03372-h) yare’ = temerreverenciar, respeitar; ter medoter admiração por, honrar; ser admirado; temer, honrar, respeitar; ser temívelser pavorososer temido; causar espanto e admiração, ser tratado com admiração; inspirar reverência ou temor ou respeito piedoso; amedrontar, aterrorizar, ser pavorosaetc.

As metáforas: reverenciarter admiração, honrar ter medoser pavorosoetc. mostram 2 (dois) tipos de reações das pessoas que estão entendendo ou irão entender o simbolismo das Escrituras e até desta compilação: uns vão reverenciarhonrarrespeitar, etc. e outros vão ficar amedrontadosaterrorizadosdonde se conclui que estes últimos são os profissionais da fé ou seguidores de Baal, segundo a passagem abaixo:

Então Elias se chegou a “todo o povo1”, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus2 segui-o, e se Baal3, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu 1 Reis 18:21

Ver o filme:  Elias e o rei Acabe, que na  percepção simbólica deste compilador; a viúva representa a mente dos 144.000 que estão entendendo o simbolismo das Escrituras,  com o seu filho natimorto = Aquele que nasce morto. [figurado] - Que está condenado ao insucesso desde seu aparecimento). Mesmo assim este compilador não desiste na tentativa de ressuscitá-lo, mesmo sabendo que isto só ocorrerá futuramente, quando ele que já passa dos 80 anos, tiver falecido.

Já o rei Acabe  representa o sistema religioso com suas igrejas literais, (Jezabel). O compilador chegou a esta conclusão ao receber ameaças de um importante líder religioso que leu este blog e parece ter sido aconselhado por sua igreja (Jezabel) a desistir da ameaça, quem sabe, com o argumento de que esta verdade simbólica não prosperará.  Alguns destes famosos que foram excluídos de uma importante igreja, concordaram com algumas ressalvas e alguns deles sumiram da internet, o que leva este compilador acreditar que preferiram ignorar esta verdade, por serem pessoas influentes no meio religioso.  Ver: A história do rei Acabe 

1os compiladores das Escrituras e seus leitores de todos os tempos (gf


3possivelmente, na origem1 Baal2 era o verdadeiro senhor do universodegenerado depois para a adoração de um ser poderoso que existia no mundo material

1
inicio da evolução humana e por hereditariedade no inicio do desenvolvimento infantil segundo Piaget. 

2Baal (01168-h) Ba‘al = "senhor" casar, dominar sobre, possuir, ser proprietário, etc. Portanto, Baal representa  o egocentrismo infantil segundo Piaget degenerado depois que a criança se torna adulta.  Ver: Egocentrismo humano. Ver tambémPiaget: do egocentrismo (História de um conceito). Ver ainda: egocentrismo religioso

Isto indica que este coxear, também aconteceu com os compiladores das Escrituras, o que justifica a grande quantidade de papiros e pergaminhos da Bíblia e as constantes corrigendas desta compilação, inclusive desta parte, recentemente corrigida porque  foi interpretada literalmente, por este compilador que também coxeia de vez em quando. Hoje é fácil corrigir através das teclas: delete-ctrl-c-ctrl-v

A passagem abaixo explica como e porque isto acontece:
 
E encontrou no templo1 os que vendiam2 bois3ovelhas4 pombas5 e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio (João 2:14-16).

1como já sabemos, o templo representa o corpo (I Cor-6:19) dos compiladores  da Bíblia e dos seus leitores, com seus conhecimentos, os animais simbólicos. 

2vendiam (4453-g) poleo = provavelmente de pelomai (estar ocupado, comerciar)negociar por troca, vender; vendedores. Portanto, negociar, significa trocar um determinado conhecimento por outro.

Como já foi visto anteriormente, os  conhecimentos humanos (animais) são quatro:
 EmpíricoCientíficoFilosófico e Teológico portanto, falta o Empírico (abaixo), ignorado (trocado) por todos religiosos, principalmente pelos teólogos, os escravos da fé. Ver: Lucas 6:39 - ...os cegos guiando cegos.

Empírico: - conhecimento empírico diz respeito ao conhecimento popular. É o que aprendemos a partir da nossa interação e observação do mundo.

É este conhecimento popular da nossa interação e observação do mundo através da internet, que tem levado este compilador, ao conhecimento simbólico Cordeiro de Deus, que morreu quando foi vendidoisto é,  trocado pelos conhecimentos: CientíficoFilosófico e Teológicodos doutores da Igreja (gf).
Vejamos os outros três tipos de animais ou conhecimentos:

3Bois (1006-g) bosko mover por todos os meios o bem estar espiritual dos membros da igreja.


Comentário: Então podemos dizer que os bois, representam os conhecimentos Científico dos mestres do alto clero,  com seus cursos de teologia, supostamente responsável pelo bem estar espiritual dos membros da igreja (?). Ver: baixo clero e alto clero

4Ovelhas (4263-g) - probaton = qualquer quadrúpede, animal domesticado; acostumado a pastargado, etc.

Consequentemente, as ovelhas representam os  conhecimentos 
Filosófico do baixo clero, os padres, pastores, rabinos, etc. que são domesticados; acostumados a pastar, como gado, em seus cursos teológicos, ministrados pelo alto clero

5
Pombas (4058 - g)  peristera = pomba. 830 auyairetov = voluntário, de livre escolha, por iniciativa própria.

De igual modo, as pombas representam os conhecimentos dos membros da igreja: os voluntários, de livre escolha, por iniciativa própria etc.
Igreja (1577-G) ekklesia = reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público, assembleia.

Cidadãos
 (01167-hleb ba‘al = proprietário, marido, senhor, habitantes, etc. 

Comentário: No passado, esta expulsão dos cambistas, aconteceu na mente dos compiladores das Escrituras e está acontecendo na mente dos 144.000, inclusive este compilador; que estão entendendo a sua linguagem simbólica, apesar das constantes voltas ao literatismo, o próprio vômito, segundo a passagem abaixo:

2 Pedro 2:22 - Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.

Cão (2965 – g)  kuwn = cachorro; metáf. pessoa de mente impura, pessoa imprudente (descuidada), com o estudo das Escrituras, segundo a passagem abaixo:

"Demais, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar  é enfado da carne" Eclesiastes 12:12. 

Ver a matéria: A Bíblia é o livro mais vendido, é citado em ocasiões especiais, é levado à igreja, mas não é estudado.

Vejamos mais sobre Elias (1 Reis 18:21) e quem é ele:

Elias (0452-h) ‘Eliyah = "meu Deus é Javé"; o grande profeta do reino de Acabe...

Comentário: Para este compilador os nomes próprios da Bíblia que iniciam ou terminam em el (Elias, EliseuDaniel, Joel etc.) representam sentimentos divinos, portanto, Filhos de Deus, a linguagem simbólica, enquanto os terminados em al, como Baal; BelialNabal, etc. representam sentimentos malignos, imprestáveisímpiotolo, etc. (gf)  

Belial (01100-h) b@liya‘al = imprestávelbom para nadanão proveitosocompanheiro vilímpio; ruína, destruição (construção).

Nabal  (05037-h) Nabal = "tolo"; estupidezinsensateztolo
Portanto, é conhecimento popular (Empíricoque nos leva ao conhecimento simbólico Cordeiro de Deus, que morre (desaparece) quando a criança entra no Estágio conceptual, que é dos 7 até por volta dos 11 anos; mas que pode voltar para o adulto que se tornar curiosa como uma criança, como foi visto na PARTE 1Este conhecimento não existe em nenhuma religião, principalmente no clero pois, são obrigados a seguir as falsas doutrinas literais (gf).

Nota: Por está entendendo o simbolismo da Bíblia, este compilador não se cansa de consultá-la diuturnamente.

Voltando aos comentários sobre os mares, vejamos o Mar Vermelho - Vm. Em verde-musgo – que corresponde as palavras vistas através dos estímulos visuais, as suas águas. Ver: estímulos sensoriais.


Vermelho (05488-h) cuwph = junco, cana, planta aquática; referindo-se aos braços do mar Vermelho; referindo-se ao golfo de Suez referindo-se ao mar desde as áreas estreitas até o golfo de Ácaba (1479-g) ethelothreskeia = adoração voluntária, arbitrária; adoração que alguém prescreve e impõe sobre si mesmocontrária a essência e natureza da fé que deve ser dirigida a Cristo; dito do zelo mal orientado e prática dos ascéticos – Relativo a ascetas ou ascetismo; devoto, místico, contemplativo.

fig. 29 abaixo, mostra o final do Mar Vermelho literal e os golfos de Suez Aqabe, que simbolizam os canais: visual  auditivoos dois dos três canais de aprendizagem visualsinestésico auditivo  
 
(fig. 30)
Ver: sinestesia.


 
Consequentemente, o Mar Vermelho ou Mar dos Juncos1 (Isaias 19-6fig. 31- abaixo, representa o canal de comunicação sinestésico, que se ramifica através dos canais: visual (Golfo de Suez) e auditivo (Golfo de Aqabe). 

 


1juncos (05488-h) cuwph = junco, cana, planta aquática; mar de juncos; referindo-se ao mar Vermelho; referindo-se aos braços do mar Vermelho; referindo-se ao golfo de Suez; referindo-se ao mar desde a/reas estreitas até o golfo de Ácaba (ef).

Segundo o livro do êxodo, Moisés atravessou o Mar Vermelho, conduzindo o povo de Deus Ver um dos supostos trajetos (linha em vermelho) na fig. 32 - abaixo.




Isto explica a polêmica: porque traduziram o “Mar dos Juncos” por Mar Vermelho?

NotaRevendo o significado da palavra Vermelho  = adoração voluntária, arbitrária, adoração que alguém prescreve e impõe a si mesmo, etc. podemos afirmar que o canal de comunicação sinestésico isto é, o Mar Vermelho simbólico, foi o responsável pelo surgimentos da religião com sua adoração voluntária, arbitrária, contrária a essência e natureza da fé que deve ser dirigida a Cristo, o verbo (Deus) invisível, testificado nas Escrituras. Ver a matériaJesus não existiu,  e o cristianismo tem sido uma catástrofe. 

Nota: A cor vermelha da  indumentária  do cardinalato da Igreja Católica, a maior religião do mundo, a mãe das meretrizes não seria  uma providência divina para entendermos o significado do Mar Vermelho 

Ver: Sinestesia (do grego συναισθησία, συν- (syn-) "união" ou "junção" e -αισθησία (-esthesia) "sensação") é a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o tato. O termo é usado para descrever uma figura de linguagem e uma série de fenômenos provocados por uma condição neurológica

Comentário: É esta condição neurológica do compilador e dos demais que fazem parte dos 144.000 deste mundão afora que vai conduzir a humanidade ao entendimento das metáforas (figura de linguagem) das Escrituras Sagradas ou Tradições Orais, das 12 principais religiões do mundo. Isto corresponderá a travessia do Mar Vermelho e a restauração de Israel isto é, da Israel simbólica (gf)  

Vejamos quem é o "simbólico" Moisés (04872-h) Mosheh, o profeta e legislador, líder do êxodo.

Segundo o relato bíblico Moisés foi tirado das águas do mar vermelho.  (gf)

Para descobrirmos que Moisés é este, vejamos abaixo, as característica das pessoas sinestésicas, segundo a Psicologia  

[PsicologiaRelacionado com a condição neurológica de quem combina espontânea e naturalmente sensações e imagens distintas: sinestésico vê sons, sente cores. 

Portanto, Moisés representa as sensação  das pessoas sinestésicas que criaram o hieróglifos (cada um dos sinais da escrita de antigas civilizações, tais como os egípcios, os hititas, e os maias), graças ao seus dons  sinestésicos de verem os sons dos seus respectivos sinais da escrita (letras) Ver: O som das letras  e a matériaA Natureza Reflete a Glória de Deus.

Ver também a matéria: Oralidade e Escrita e os vídeos:  A História da Palavra – O Nascimento da Escrita - A História da Palavra – A Revolução dos AlfabetosVer ainda o  vídeoConstrução da escrita.  

Portanto, o corpus literário do livro do Apocalipse é o verdadeiro Corpus Christi, a revelação de Jesus Cristo, Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim do grego moderno (?)

É ele quem diz: Bem-aventurados aqueles que leem1 e aqueles que ouvem2 as palavras da profecia e guardam3 as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo - Apocalipse 1-3

1os alfabetizados (gf). 

2os sons das letras da escrita (gf).

3na mente isto é, entendem o seu simbolismo (gf).

João 5:28 - Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos1 os que se acham nos túmulos2 ouvirão a sua voz e sairão. 
       
1toda humanidade. 

2os corpos humanos, os túmulos (3419-g) mnemeion = objeto visível para preservar ou recordar a memória de alguém ou algo, memorial, monumento, especificamente, um monumento sepulcral; sepulcro  tumba pois, toda a humanidade está morta espiritualmente, conforme a passagem abaixo:

2 Coríntios 5:14 - Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram1

1por falta de conhecimento, segundo a passagem abaixo:

Oseias 4:6 - O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento1...

1conhecimento simbólico na transmissão da verdadeisto é, Jesus, o Cordeiro de Deus, da passagem abaixo:

João 1:29 - No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deusque tira o pecado1 do mundo!

1a mentira, segundo a passagem abaixo:

Oseias 10:13 - Arastes a malícia, colhestes a perversidade; comestes o fruto da mentira1, porque confiastes nos vossos carros e na multidão dos vossos valentes.


Portanto, o homem “ainda” não é eterno, por causa da religião. 

Nota: O compilador compreende a dificuldade para o leitor deste blog entender o seu simbolismo, principalmente se estiver lendo sozinho e se não for  sensitivo. Se este é o seu caso, procure alguém para juntos analisarem o seu conteúdo. Ver: Mateus 18:20.

Porém, se você está feliz porque está entendendo esta gotinha do conhecimento simbólico das Escrituras, já é um dos Bem-aventurados (Apocalipse 1:3), e já está fazendo parte, no mínimo, da grande multidão (gf).   

Quem diz isto é Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus o conhecimento simbólico na transmissão da verdade vindo em carne (1 João 4:2) abaixo:

Carne (4561-g) sarx = carne (substância terna1 do corpo vivo, que cobre os ossos2 e é permeada com sangue3) tanto de seres humanos como de animais; usado da origem natural ou física, geração ou afinidade; nascido por geração natural; natureza sensual4 do homem, "a natureza animal"; sem nenhuma sugestão de depravação; natureza animal5 com desejo ardente que incita a pecar6; natureza física das pessoas, sujeita ao sofrimento; criatura viva (por possuir um corpo de carne), seja ser humano ou animal; a carne, denotando simplesmente a natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado e oposta a Deus. 

1
ternater·no (latim tener, tenro, mole, delicado) 

a. Suave, brando.
b. Que mostra afeto ou carinho...
b. Que causa dó ou compaixão.
c. Sensível: Dotado de sensibilidade... 

Comentário: Portanto, a "carne" de Jesus, o Cordeiro de Deus, isto é, o conhecimento simbólico na transmissão da verdade representa a Suavidade, branduraafetocarinho, etc., com que ele é percebido por alguém, o contrário do anticristo, o conhecimento religioso, sem nenhuma comprovação científica e com sua intolerância religiosa.  

2ossos (06106-h) ‘etsem = osso, essência, substância; corpo, membros (do corpo), corpo externo; osso (de animal); substância, o próprio ser, etc.

De igual modo, os seus ossos, representam a sua 
essência = sernatureza, substânciaalmaâmagocoraçãocernefundamentoíntimo, etc.

3sangue (01818 – h) dam = sangue; referindo-se ao vinho (fig.). (01826-d) damam = estar em silêncio, estar calmo, esperar, ser mudo, crescer mudo; ser silenciado, ser levado a ficar em silêncio, destruído, etc.

Foi este Jesus simbólico que morreu, isto é, ficou em silêncio, estar calmo, etc. há dois mil anos atrás, quando os essênios esconderam os pergaminhos do mar morto isto é, sepultaram o seu corpo 

4de sensualidade - a inclinação pelos prazeres dos sentidos; sem nenhuma sugestão de depravação; amor das coisas ou qualidades sensíveisVer a diferença entre sensualidade e sexualidade.

5como foi visto acima, os animais, os alimentos do homem metafórico (mental), representam os conhecimentos adquiridos através das palavras:  emitidas, ouvidasvistas pensadas ou meditadas; portanto, os ossos representam a essência, substância, destes conhecimentos, adquiridos através da sensualidade - a inclinação pelos prazeres dos sentidos.

Em nenhuma passagem da Bíblia de Almeida, usada nesta compilação, constam a palavra: sexualidade, um conjunto de caracteres especiais externos ou internos, determinado pelo sexo.

6pecar (02398-h) chata’ = pecar, falhar, perder o rumo, errar o alvo, incorrer em culpa, perder o direito, purificar da impureza.

Se o alvo é Cristo (Filipenses 3:14), o caminho, e a verdade, e vida (João 14:6) testificado, simbolicamente nas Escritura (João 5:39), podemos afirmar que o pecado, é a mentira testificada literalmente, nas doutrinas que são preceitos de homens (Mateus 15:9).

Isto confirma que a encarnação de Jesus Cristo, (João 1:29), nada mais foi do que O Nascimento da Escrita, o Verbo vindo em carne (2 João 1:7), através dos prazeres dos sentidos dos criadores da escrita, como é testificado na passagem abaixo:

João 5:39 - Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.

É graças a Palavra (Verbo) escrita, que a Palavra de Deus oral se perpetuou entre nós, graças ao corpus literário das Escrituras (Corpus Christi ou Corpus Mysticumerroneamente utilizado para designar a Igreja universal do catolicismo e demais religiões cristãs), compiladas pelos Essênios e virá em breve, numa nuvem (Lucas 21:27), isto é, através da computação nas nuvens  (a).

Veremos a seguir, que as 
áreas corticais da fig. 33 abaixo, correspondem respectivamente, as supostas Tribos de Israel (Gênesis 49:28), do 
mapa da Palestina fig. 34 (idem)


 



Áreas corticais e suas funções. Áreas de associação: são conectadas com várias áreas sensoriais e motoras por fibras de associação. 
                Área Cortical
                        Função
Cortex Motor Primário (giro pré-central) (em vermelho)
Iniciação do comportamento motor
Córtex Somatosensorial Primário (em azul escuro)
Recebe informação tátil do corpo (tato, vibração, temperatura, dor)
Córtex Prefrontal (em pink)
Planejamento, emoção, julgamento
Córtex de Associação Motor (área pré-motora) (em verde)
Coordenação do movimento complexo
Centro da Fala (Área de Broca) (em preto)
Produção da fala e articulação
Córtex Aditivo (em marrom)
Detecção da intensidade do som
Área de Associação Auditiva (em azul claro)
Processamento complexo da
informação auditiva e memória

(em amarelo)


Processamento da
Informação Multisensorial
Área de Associação Visual (em laranja)
Processamento complexo da informação visual, percepção do movimento
Córtex Visual (em verde musgo)
Detecção de estímulo visual simples
Área de Wernicke (em verde limão)
Compreenssão da linguagem


Como percebemos na fig. 33 acima, só existe 11 áreas corticais (sensoriais), que simbolizam as tribos de Israel (?), portanto, falta a tribo de Levi que corresponde ao Sistema Nervoso Periférico (fig. 35, abaixo), que acampa ao redor do tabernáculo do testemunho, o cérebro do homem, conforme a passagem abaixo:

Somente não contarás a tribo de Levi, nem levantarás o censo deles entre os filhos de Israel; mas incumbe tu os levitas de cuidarem do tabernáculo do testemunho, e de todos os seus utensílios, e de tudo o que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios1; eles ministrarão no tabernáculo e acampar-se-ão ao redor dele(Números 1:49-50).

1os órgãos do corpo humano (Fig. 35 – abaixo) (gf).



Vejamos abaixo, o significado da palavra Levi:

Levi (03878-h) Leviy = "unido a" = (03867-d) lavah= unir, ser "unido", emprestar, "junto", etc.

Ver:  
Os significados dos nomes dos 12 filhos de Jacó

Portanto, é a tribo de Levi, o  Sistema Nervoso Periféricoque faz a "união" entre os órgãos do corpo do homem. ´É por este motivo que o corpo humano representa o santuário do Espírito  Santo, o pensamento simbólico (gf).

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus1, e que não sois de vós mesmos?  (1 Coríntios 6:19).

1foi Deus, a linguagem simbólica de tudo o que existia ao redor do Australopitecos, o primeirancestral do homem, que criou (transformou?) o corpo físico do homem atual, o santuário do Espírito Santoatravés do pensamento sensível ou Espírito de Deus, que pairava sobre as águas (Gênesis 1:2), os signos linguísticos da linguagem dos macacos. Ver a matéria: os macacos usam recurso da linguagem similar ao dos humanos.

Para comprovar que as áreas corticais (fig. 36 - abaixo) representam as pretensas Tribos de Israel; basta comparar a função de cada uma destas áreas com as metáforas do nome de cada tribo do mapa da Palestina (fig. 37 abaixo), como por exemplo, as quatro abaixo, as mais fáceis de explicar e entender. As demais serão facilmente  explicadas futuramente (ef) pelos 144.000 (gf).

        
                                   
D Córtex Prefrontal (em pink) - Planejamento, emoção, “julgamento” corresponde a tribo de Dã (01835-h) Dan = "um juiz". Comentário: -Todo “julgamento” é feito por um juiz. Acesse o link do mapa da Palestina para visualizar melhor as "supostas" tribos de Israel.

J Centro da Fala (Área de Broca) (em preto) - Produção da fala e articulação, que corresponde a tribo de Judá (03063-h) Y@huwdah = “louvado” = (03034 –d) yadah = jogar, atirar, lançaratirar (flechas); dar graçaslouvaragradecerconfessar (o nome de Deus); confessar (pecado)para agradecer, louvar, confessar, etc. Comentário: As metáforas acima deixam claro que as flechas são as palavras da fala, as águas do Mar da Galiléia - Em preto – prod. da FALA, visto no início. Idem.

S - Córtex Auditivo (em marrom) - Detecção da intensidade do som, corresponde a tribo Simeão (08095-h) = Shim‘own = ouvido = (08085-d) shama‘ = ouvirescutar, obedecer; ouvir (perceber pelo ouvido); ouvir (ter a faculdade da audição)cujos povos são as águas do - Mar Morto  Em marrom – Ass. AUDIÇÃOIdem. 

R - Córtex Visual (em verde musgo) - Detecção de estímulo visual simples, que corresponde a tribo Ruben (4502 –g) Rhouben = Rúben = "olhe! um filho" = (07200-h) ra’ah = verexaminar, inspecionar, perceber, considerar; ver, ter visãocujos povos são as águas do Mar Vermelho -    Em verde musgo est. VISUAL. Idem.

Como foi visto acima, a tribo de Naftali (“luta”), representa Sentido do Movimento e está relacionado com a luta ou esforço muscular estático feito pelo ancestral do homem para pronunciar a sua primeira palavra, como acontece com a criança aos 6 meses ao falar: “pá-pá”, “má-má”, chegando algumas vezes a urinar nos pés (fato presenciado certa vez, por este compilador).

Como percebemos, nem sempre as áreas corticais (fig. 36) correspondem fielmente a localização das  tribos de Israel (fig. 37), o que seria exigir demais, pois, como já sabemos,  estas tribos nunca existiram  literalmente. Com todas estas pequenas diferenças as obras de Deus são impressionantes, como afirma o salmista:

Salmos 92:4 - Pois me alegraste, SENHOR, com os teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos1

1os hemisférios cerebrais: direito e esquerdo de toda humanidade, desenvolvidos (criados) por Deus, a linguagem simbólica (a).

Se as 12 tribos de Israel representam as áreas corticais, podemos dizer que os povos destas tribos representam as sensações dos 12 sentidos: 1. O Sentido do Tato; 2. O Sentido da Vida;   3.   Sentido do Movimento (a tribo de Naftali); 4.  O Sentido de Equilíbrio; 5. O Sentido do Olfato; 6. O Sentido  do Paladar; 7. O Sentido da Visã(a tribo de Ruben =ver, ter visão); 8. O Sentido Térmico; 9, O Sentido da Audição (a tribo Simeão - Detecção da intensidade do som); 10. O Sentido da Palavra (ou fala, a tribo Judá); 11. O Sentido do Pensar (a tribo de Dã - julgamento”); 12. O Sentido do Eu (ef).

Como todo leitor da Bíblia sabe, a capital de Israel é Jerusalém (03389-h) Y@ruwshalaim = "ensino de paz" a cidade principal da Palestina (?) e capital do reino unido e, depois da divisão, capital de Judá; (2419-g) Hierousalem = “habita em você paz" = denota tanto a cidade em si como os seus habitantes. O que muitos  “ainda” não sabem, é que simbolicamente esta cidade representa o sistema límbico (fig. 38-abaixo) cujos habitantes representam os sentimentos da criança antes do pecado, isto é, quando ela começa a mentir aos 7 anos1 e é expulsa do jardim. Ver: “A felicidade é um estado mental ativado pelo sistema límbico” é por este motivo que a palavra Eden (05731-h) Éden ="prazer"(ef)



17 anos -  - Chega a idade escolar – e, com ela, um novo passo para a mentira: agora, a criança consegue manter sua história sem se contradizer. Isso revela uma nova capacidade importantíssima(?) da mente da criança. Ao mesmo tempo que planeja e memoriza uma versão mentirosa, consegue manter-se atenta e inibir pensamentos que sejam contrários a essa versão.

Não se preocupe com tantas informações a serem explicadas futuramente (ef), pois, todas elas serão facilmente explicadas e imensamente ampliadas pelos 144.000 e não por um só compilador (a).

Vejamos agora o quarto e último mar visto na PARTE 1:

Mm - Mar Mediterrâneo1, Em azul claro - info. e MEMÓRIA que corresponde as palavras pensadas ou meditadas:

1ou mar grande (01419-h) gadowl = grande (em magnitude e extensão); em importância... grande, distinto (referindo-se aos homens); o próprio Deus (referindo-se a Deus) de  (01431-d)  ldg gadal  = crescer, tornar-se grande ou importante, promover, tornar poderoso, louvar, magnificar, realizar coisas grandes; ser magnificado. 

As metáforas sublinhadas acima deixam claro, a importância e a 
magnitude da  mente ou memória humana (referindo-se aos homens), cujo conhecimento está relacionado com as aves do céu, os pensamentos que povoam o Mar Mediterrâneo ou Mar Grande (gf)...

A mente humana perdeu a sua 
 magnitude  quando o ser humano começou a pecar, isto é, a mentir,  segundo a passagem abaixo:

Oseias 10:13  Arastes a malícia, colhestes a perversidade; comestes o fruto da mentira  porque confiastes nos vossos carrose na multidão dos vossos valentes. Ver: 
quando os filhos começam a mentir.

1Carros (01870-h) derek = caminho, estrada, distância, jornada, maneira, hábito, caminho; referindo-se ao curso da vida (fig.); referindo-se ao caráter moral (fig.).

As metáforas sublinhadas acima, deixam claro que confiar nos vossos carros é uma referência a presunção da salvação pelas obras (gf).

A sétima profecia maia  prever que a mentira vai acabar; os maus políticos que se cuidem. 
 
...A capacidade de ler o pensamento entre os humanos revolucionará totalmente a civilização, desaparecerão todos os limites, terminará a mentira para sempre porque ninguém poderá ocultar nada, começará uma época de transparência e de luz que não poderá ser ocultado por nenhuma violência ou emoção negativa...

Tudo isto já está acontecendo, pois, com o advento da internet, está difícil esconder a mentira de alguém. Isto é o despertar de uma nova consciência ou nova terra, da passagem abaixo:

Apocalipse 21:1 - Vi novo céu1 e nova terra2, pois o primeiro céu3 e a primeira terra4 passaram, e o mar já não existe. 

1ou céus, o
 inconsciente coletivo (gf) 

2nova consciência (gf) 


4a consciência, sujeita ao pecado e a morte. Vejamos porquê:

Consciência
 (03824-h) lebab = homem interior, mente, vontade, coração, alma1, inteligência; como lugar dos desejos; como lugar das emoções e paixões; como lugar da coragem, ser vivo (com vida no sangue) etc. 

1mente humana (gf). 

A alma1 que pecar2, essa morrerá;3 o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este (Ezequiel 18:20).

1mente (gf). 

2mentir (gf).

3silenciará (gf).

O que a passagem acima afirma, é que o pecado (mentira) só acontece quando exposta pela palavra falada ou escrita (o pai) e pelo conceito (o filho). Pensar uma mentira não é pecado (Tiago 1:15).

Consequentemente, a consciência ou mente conceitualrepresenta Eva, um ser vivente, a esposa de Adão, o verbo (palavra) humano.  É Eva quem primeiro come o fruto proibido (Gênesis 3:6). isto é, quando a criança pensa antes de falar a mentira, ou seja, dar para o marido, o verbo ou palavra (gf).

Eva (02332-h) Chavvah = "vida" ou "vivente". Portanto, é a
 mente conceitual (Eva) que dá "vida" ao homem simbólico, o verbo humano.  

Não é por acaso que estão surgindo depoimentos de pessoas que sonham com o seu arrebatamento. O que estas pessoas “ainda” não sabem é que este arrebatamento é mental (espiritual) e é para o novo céus simbólico, inconsciente coletivo, para que elas entendam o simbolismo literário das Escrituras, como é explicado nesta compilação.  

Assista o vídeo sobre a construção do 
terceiro temploque na realidade será a restauração do corpo humano, o santuário (templo) do Espírito Santo (I Coríntios 6:19) isento do pecado, o fruto da mentira (Oseias 10:13), também previsto na sétima profecia maia, como foi visto acima. Ver a matéria: O novo corpo ressurrecto. Não esquecer que a morte e ressurreição é espiritual (mental), para que todo ressurrecto entenda o simbolismo bíblico, como aconteceu e continua acontecendo com este compilador um dos 144.000 selados (gf).

O primeiro templo representa o corpo do ancestral do homem ou da criança antes do pecado, isto é, antes dos 7 anos, quando a criança 
começa a mentir com palavras e não para mais, que corresponde a queda do segundo templo sagradoPara facilitar o entendimento desta compilação, veja o vídeo: o primeiro e o segundo templos nunca existiram.

Vendo o vídeo acima, sobre a construção do 
terceiro templo (literal), o compilador fica imaginando o desperdício de dinheiro, por falta de conhecimento daquele povo (Oseias 4:6). Segundo o narrador, quem primeiro vai se assentar no trono do templo literal é o anticristo. O que ele ainda não sabe é que o anticristo é o conhecimento religioso (literal) – Não verificável, pois não se tem provas, que mais uma vez vai se assentar no verdadeiro trono, a mente dos religiosos e até dos que se dizem ateus (gf).

O narrador acredita, o verdadeiro Cristo virá. O que ele (narrador) também não sabe é que Jesus Cristo representa o 
conhecimento simbólico na transmissão da verdadeexplicado nesta compilação, que já está assentado no seu trono, isto é, na mente dos 144.000 dentre elas, este compilador, que apesar da proximidade da sua morte física1 e das dores da velhice, vive em completa “paz”bem estar; referindo-se às relações humanas;  etc., os sentimentos de Salomão de toda criança antes do pecado, o fruto da mentira visto acima. Ver: a origem da mentira  (a).

Esta alegria também é motivada pela certeza de que em breve, esta compilação será entendida por todos. O mesmo acontecerá com as obras dos outros que já morreram fisicamente, cujas obras fazem parte, ou não, desta compilação como 
MichelangeloMiguel de CervantesBenjamin Solari Parravicini etc. e todos os compiladores das Escrituras Sagradas de todas as religiões do mundo2.  

Todos eles sabiam que no futuro suas obras seriam entendidas; unificadas e 
propagandeadas por toda humanidade, pois, a vox-populi-vox-dei

1
isto será fácil de saber, observando o momento em que esta compilação deixar de ser atualizada. Ver a data no lado esquerdo nos inícios da PARTE 1 ou PARTE 2




O HOMEM DO PÓ DA TERRA


Já no estágio simbólicoque é dos 2 até por volta dos 7 anos, o pensamento da criança está centrado nela mesma, é um pensamento egocêntrico. E é nesta fase que se apresenta a linguagem, como socialização da criança, que se dá através da fala, dos desenhos e das dramatizações.

O dramático está associado ao drama, o qual, por sua vez, está associado ao teatro, pelo que uma dramatização pode ser tanto trágica como cômica. 

Este compilador recorda com muita saudade deste período da sua vida, quando juntamente com sua irmã, (- ti amo mana!) faziam encenações teatrais (dramas)  para as outras crianças da vizinhança, sob a luz de um
 rebatedor solar feito por ele, com latas de doce1 goiabada marca peixe oriundas do hotel dos seus saudosos pais, colocado do quintal da casa que refletia suas silhuetas numa tela (lençol) na parede da sala, escurecida quando a porta e janelas eram fechadas
Os atores, este compilador e sua irmã, ficavam no corredor da casa, por onde passava a luz do rebatedor solar, e onde eles faziam as encenações, sem que as crianças, assentadas na sala, os vissem (era terminantemente proibido qualquer criança olhar, para o corredor, sob pena de ser expulso da sala), talvez por causa da timidez infantil do ator que parece ser mais acentuada nos meninos, como se percebe na fig. 39 abaixo. 

1“O verdadeiro sabor doce está nas lembranças que a infância deixou guardada”. O pensador e  nas lágrimas na velhice ao relembrá-la nos momentos de Invisibilidade senil1 (gfVer o vídeo: Me tornei invisível (fig. 40 – abaixo).



     
               
1um dos pilares na construção desta modesta obra literária (gf)  

Vejamos o que diz a Bíblia sobre a “formação” deste homem, dos 2 aos 7 anos, coincidentemente (?) em Gênesis 2:7 abaixo:

Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra1 e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.

1se o solo da terra simbólica, representa o córtex cerebral esquerdo, racional ou “consciente”, podemos afirmar que o pó da terra representa o inconsciente pessoala camada mais profunda da psique segundo o  psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (gf).   

Vejamos quem é o SENHOR Deus

SENHOR (03068-h) Y@hovah (Javé) = "Aquele que existe". (01961-d) hayah = sertornar-sevir a serexistir, acontecer, etc.
As metáforas acima deixam claro que a palavra SENHOR1 significa sentimento (5426-h)  phroneo =  ter entendimento, ser sábio;2 sentirpensarda criança ou do adulto, pois, pensar é existir (ef).
1o EU SOU O QUE SOU (Êxodo 3:14) ou sinto, logo sou segundo a ciência, a outra testemunha, através de Soren Kierkegaard.

2EU, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos (Provérbios 8:12).

Ver um pouco abaixo: O conceito de “
EU” segundo Freud.

Consequentemente, o SENHOR Deus, representa o Sentimento do Amor (Deus é amor 1 João 4:8), isto é, o desejo de conhecimento ou libido1 sciendi da criança na idade dos porquêsque começa por volta dos três anos.

1ver: libido (do latim, significando "anseio ou desejo") é caracterizada como a energia aproveitável para os instintos de vida.

Santo Agostinho foi o primeiro a distinguir três tipos de desejos: a libido sciendidesejo de conhecimento, a libido sentiendi, desejo sensual1 em sentido mais amplo, e a libido dominendi, desejo de dominar. 

1
de sensualidade - a inclinação pelos prazeres dos sentidos, diferente de  sexualidade
 - um conjunto de caracteres especiais externos ou internos, determinado pelo sexo.

Vejamos o significado da palavra sexo, nas Escrituras (Números 31:17).

Sexo (02145-h) zakar = macho (referindo-se a seres humanos animais1)(02142-d) zakar = lembrarrecordartrazer à mente; ser trazido à lembrança, ser lembrado, estar no pensamento, ser trazido à menteetc.

Comentário: Se o homem (macho) e a mulher (fêmea) simbólicos representam o verbo (palavra) e a mente, as metáforas acima, deixam claro que o ato sexual simbólico significa:  o lembrarrecordartrazer à mente, etc. de uma pessoa  literal, para gerar os conceitos e ideias, os filhos e filhas simbólicos (gf).

1como já sabemos, a palavra; animais representam conhecimentos, que nos faz: lembrarrecordartrazer à mente, etc.  

Vejamos o que diz Freud sobre o EUA noção de “Eu” em Freud só pode ser entendida a partir de sua teoria do funcionamento mental.  Mas antes de explicarmos esse funcionamento temos que entender os três postulados que o determinam. Primeiramente, há certas quantidades de energia não muito bem especificadas que alimentam os processos psíquicos; segundo o aparelho mental é dividido em sistemas e subsistemas diferenciados quanto a sua função e modos de funcionamento; terceiro, esse funcionamento é dinâmico, pois existem. Esses três princípios serão melhor compreendidos no decorrer de nossa exposição.

Se Freud tivesse unido o seu conhecimento científico sobre os processos psíquicos às Escrituras, teria descoberto que estas certas quantidades de energia veem dos anjos (signos linguísticos) de Deus, a linguagem simbólica, como é testificado nas Escrituras Sagradas. Ver a matéria: A FORÇA DA LINGUAGEM SIMBÓLICA NO NOSSO IMAGINÁRIO (Kaendangongo). Na realidade a energia ou FORÇA de uma determinada palavra vem do pensamento que ela gera na mente humana. Ver: pensamento e energia.  Ver também:  cientista faz experimentos com água pra provar que o pensamento influencia a nossa vida.

Voltando ao SENHOR Deus, desejo de conhecimento ou libido sciendiEle representa o Primogênito de toda criação (Colossenses 1:15), isto é, o primeiro sentimento ou filho e Deus, a linguagem simbólica a nascer na mente conceitual da criança, ao atingir a   idade dos porquês (fig.41 - abaixo)


Ele também é o Primogênito dos mortos, isto é, o primeiro 
sentimento a morrer, segundo a passagem abaixo:

Apocalipse 1:5 - e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos1 e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue2, nos libertou dos nossos pecados.

1mortos (3498-g) nekros = propriamente; aquele que deu o seu último suspiro, sem vida; falecido, morto, alguém de quem a alma está no céu ou inferno... espiritualmente morto.

2sangue (01818-h) dam = sangue; referindo-se ao vinho (fig.) = (01826-d) damam = estar em silêncioestar calmoesperar, ser mudo, crescer mudo; estar em silêncio...ser silenciado, ser levado a ficar em silêncio, destruído; fazer ficar em silêncio; levar a silenciar (causar a morte).

Ver: vídeo: O poder do sentimento na materialização do desejo.  

Consequentemente, a morte do Primogênito, o desejo de conhecimento da criança é caracterizado  pelo seu silêncio, o 
mutismo seletivo infantil (fig. 42 -abaixo)  e o  fim da idade dos porquês


Portanto, o  simbolismo infantil (conhecimento simbólico) representa o Cordeiro, da passagem abaixo:

Apocalipse 11:13 - e adorá-la-ão todos os que habitam1 sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro2 que foi morto desde a fundação do mundo.   

1os conceitos e ideias, os filhos e filhas do homem simbólico, a linguagem conceitualgerados na terra, o hemisfério cerebral esquerdo (ef).

2portanto, este Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo1,representa o simbolismo infantilvisto acima, que morre2 quando a criança perde a função simbólica, segundo Piaget.  

1o mundo mental da criança (gf).   

2quando Eva, a sua memória conceitual, come o fruto proibido, a mentira consciente (a).  

Se os conceitos e ideias, os filhos e filhas do homem simbólico, a linguagem conceitualsão gerados na terra, o hemisfério cerebral esquerdo, podemos afirmar que os filhos de Deus (na Bíblia não consta ás filhas de Deus)linguagem simbólicarepresentam os sentimentos, o fruto do Espírito, da passagem abaixo:

Mas o fruto do Espírito é: amor1, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei (Gálata 5:22 - 23).

1o Primogênito dos mortos, desejo de conhecimento ou libido sciendi (a). 

Muitos estudiosos questionam porque os frutos do Espírito está no singular, o que explicaremos da seguinte maneira: Quem sente o amor, o desejo de conhecimento (não um amor bíblicoindefinido), é: alegre, pacificador, longânime, etc.  mesmo sendo: idoso, doente (depressivo) e pressentindo que não lhes resta muito tempo de vida (gf).

O fruto do Espírito nasce no inconsciente1. Ver a matéria: falar de inconsciente é falar de sentimento,2 emoção3 intuição4.   

1pó da terra a consciência, e representa o inconsciente pessoal, o inferno (07585 –h) sh@’owl = Seol, mundo inferior (dos mortos), sepultura, inferno, cova lugar do qual não há retorno, sem louvor de Deus; lugar para onde os ímpios são enviados para castigo; o justo não é abandonado ali, etc.

Louvor (08416-h) t@hillah = louvor, cântico ou hino de louvor; adoração, ação de graças (rendida a Deus). (01984-d) halal = brilhar (fig. do favor de Deus); luzir; louvar, vangloriar, ser vaidoso; ser vaidoso, arrogantes (participle); gabar-se, jactar-se; ser considerado louvável, ser elogiadoser digno de louvor; fazer de bobo, zombar; agir loucamentecomportar-se como louco... 

Todo justo (pessoa simbólica: verbo, palavra, conceito e ideia 
de alguém) tem que descer ao inferno, o inconsciente 
 para depois subir ao céus (Efésios 4:9) para encontrar-se com Jesus, o conhecimento simbólico, para que seja louvado (aprovado ou justificado por  Deus, a vox populi), para entãoentender o significado simbólico das Escrituras (gf).

Nota: Recentemente, este compilador estava se desviando deste caminho, tentando ser elogiadoser digno de louvorpor esta obra divinamente inspirada. Ainda bem que o Espírito Santo o trouxe de volta a realidade, ao ser abandonado por Ele (gf). 

Abandonado (08074-h) shamem = estar desolado, estar aterrorizado, atordoar, estupefazer; estar aturdido; assombradocausando horror (particípio), etc. 

2Filho de Deus, isto é, os contagiantes sentimentos humanos: Ver: Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus (Mateus 5:9).

Ver: os sentimentos contagiam Muito acertadamente alguém já disse que não temos o direito de alimentar tristezas pela mesma razão que o fumante deve procurar manter distância do não fumante, assim evitando prejudicá-lo com seu vício. No caso da tristeza o motivo é até maior. Enquanto a fumaça do cigarro avança alguns metros, um sentimento pode viajar quilômetros, afetando em seu caminho todas as pessoas que estiverem na mesma “tônica” vibracional. O contágio, portanto, vem por aí. Rever: egrégora e Espírito de Deus.

3filho da carne: Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?  (1 Coríntios 3:3). 

4Capacidade para entender, para identificar ou para pressupor coisas que não dependem de um conhecimento empírico, de conceitos racionais ou de uma avaliação mais específica. Conhecimento claro, direto, imediato da verdade sem o auxílio do raciocínio.

Então podemos afirmar que a intuição é o mesmo que Epifaniaisto é, uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo... O termo é aplicado quando um pensamento inspirado e iluminante, acontece, que parece ser divino em natureza (este é o uso em língua inglesa, principalmente, como na expressão "I just had an epiphany", o que indica que ocorreu um pensamento, naquele instante, que foi considerado único e inspirador, de uma natureza quase sobrenatural).

É isto o que acontece com este compilador e com certeza vai acontecer com os leitores desta compilação, que se deixarem ser conduzidos pelo Espírito Santo (Lucas 1:35), pensamento simbólicoo que é muito difícil para os eruditos (porém, não impossível). Isto só foi entendido por este compilador depois que enviou (anonimamente) esta compilação para alguns intelectuais (religiosos ou não) e por não conseguir resultado, resolveu criar este blog, apesar do seu pouco conhecimento de internet, tendo que recorrer a ajuda de alguém de sua inteira confiança.

Consequentemente, os filhos da serpente imaginação religiosa, representamos conceitos ou dogmas religiosos. Ver a matéria: Doze conceitos religiosos que tem sido causas de desgraçasJá os filhos do diabo (1 João 3:10), o imaginário social representam os conceitos sociais, com suas respectivas hegemonias:

Etimologicamente, hegemonia deriva do grego eghestai, que significa "conduzir", "ser guia", "ser chefe", e do verbo eghemoneuo, que quer dizer "conduzir", e por derivação "ser chefe", "comandar", "dominar". Eghemonia, no grego antigo, era a designação para o comando supremo das Forças Armadas. Trata-se, portanto, de uma terminologia com conotação militar. O eghemon era o condottiere, o guia e também o comandante do exército. 

Para este compilador, a mais danosa hegemonia é a hegemonia religiosa que impede a evolução humana com suas leis equivocadas sobre casamento e geração e criação de filhos, contrário ao comunismo segundo Platão, abaixo:

Segundo Platão, as uniões entre homens e mulheres1 seriam friamente estabelecidas pelo Estado com vista à procriação de “filhos saudáveis” [Platão e Aristóteles defendiam o infanticídio2 das crianças nascidas com deficiência], e as crianças seriam criadas e educadas pelo Estado como se fossem uma única família. Esta ideia platónica de família foi parcialmente adotada por Hitler, Mao Tsé Tung e Estaline3, com os resultados que sabemos.

1
atualmente em fase de extinção, mais um indício do fim da religião, consequentemente, a evolução física e mental do homem, inclusive a sua vida física eterna (gf)..

2atualmente, esta questão da procriação de “filhos saudáveis” será facilmente resolvida através das técnicas de inseminação artificial através de seleção de espermatozoides e crianças desenvolvidas em úteros materno artificiais, livres de trauma intra-uterino (gf).  

3quanto a questão das crianças serem criadas e educadas pelo estado1 este compilador acredita que foi a proposta mais acertada de Platão, já que esta foi a sua parcial experiência, pois, desde cedo, estudou em internatos públicos (profissionalizantes), completamente afastado da família, e  depois por alguns empregos distantes do domicilio dos pais, até o seu ingresso nas Forças Armadas, onde permaneceu até sua ida para reserva, com pouco contado presencial com a família parental. Isto explica o apreço e lembranças, que este compilador sente pelos ex-colegas (sempre da mesma faixa etária), educadores e comandantes, inclusive pelos que já se foram, dos quais lembra com saudade, até daqueles mais rígidos disciplinarmente.

1democrático e não por um ditador sanguinário. 

Já as emoções, representam as obras da carne dos versos 18 – 21, o corpo físico: Teoria de James-Lange propõe que as experiências emocionais são consequência de alterações corporais. 


Matérias como: chega de excelências senhores!, e as leis brasileiras como: lei da palmada;  lei de abuso de autoridademaria da penha, etc. são temas fadados ao fracasso, pois, todas as mazelas sociais, surgiram por causa do anticristo, conhecimento religioso (fig. 43 - abaixo) e só serão combatidas pelo Cordeiro de Deus, conhecimento simbólico na transmissão da verdade, personificado na fig.44 - abaixo. 

O Senhor Deus, também é o Senhor Jesus Cristo (ver: como provar que jesus é deus), o conhecimento simbólico na transmissão da verdadePrimogênito dos mortos (Apocalipse 1:5), que fica em silêncio (morre) quando a criança começa a mentir intencionalmente, aos seis anos de idade, ver abaixo.

É durante o
 Estágio simbólico, que é dos 2 até por volta dos 7 anos, que acontece o pecado, isto é, quando a criança começa a mentir através de palavras. Ver abaixo:

Antes de nascer, o filho já começa a mandar mensagens químicas para enganar o corpo da mãe. Mas é a partir dos 2 anos que ele passa a enganar com palavras1 e não para mais2 (ef).

1
as pessoas simbólicas (a).

2
isto vai mudar em breve, com a vinda do Cordeiro de Deus (Cristo) e o fim de satanás, o imaginário social ou a serpente para os religiosos, a imaginação religiosa   

O Senhor Jesus Cristo, o desejo de conhecimento na idade dos porquês, também morre (fica em silêncio) entre os dois ladrões: o desejo sensual ou sensualidade, o amor das coisas; a arte de encantar pessoas, através de gestos e atitudeso bom ladrão e desejo de dominar, o mau ladrão, caracterizado pelo egocentrismo infantil, segundo Piaget. Isto é muito fácil de ser identificado por aqueles que convivem com uma criança nesta idade. Foi isto que aconteceu com este compilador ao acompanhar o desenvolvimento do seu neto (ef).

Para comprovar que o amor bíblico representa o desejo de conhecimento, vejamos o significado simbólico da palavra amor ou ágape em grego:

Amor (26-g) ágape = amor fraterno, de irmão, afeição, boa vontade, amor, benevolência; banquetes de amor, etc.

Banquetes
 (1403-g) doche = festa, banquete. (1209-d) de chomai = levar consigo; segurar, pegar, receber; usado para um lugar que recebe alguém; receber ou conceder acesso a, um visitantenão recusar relação ou amizadereceber com hospitalidade; receber na família de alguém para criá-lo ou educá-lo; de coisas oferecidas pelo falarensinarinstruirreceber favoravelmente, dar ouvidosabraçar, tornar próprio de alguém, aprovar, não rejeitar; receber i. e. tomar sobre si mesmo, sustentar, carregar, suportarreceber, obteraprenderetc. 

As metáforas: receber favoravelmente, dar ouvidosabraçar etc. deixam claro que o amor (ágape) representa o desejo de receber, não rejeitar, os conhecimentos oferecidos por alguém; o que nem sempre é aceito quando aquele que oferece é idoso e não é um erudito (gf).

Talvez para dificultar a interpretação da palavra amor (desejo de conhecimento), a Igreja Católica substituiu a palavra amor por caridade, um dos vários motivos que levou William Tyndale a morte na fogueira, por ter traduzido a palavra grega, ágape por amor, na conhecida bíblia de Tyndale (gf).

O Senhor Jesus Cristo, como Cordeiro de Deus, o conhecimento simbólico na transmissão da verdadetestificado nas Escrituras, os manuscritos do mar morto também foi crucificado entre os entre dois ladrões: o conhecimento leigalo bom ladrão e o conhecimento teológico, o mau ladrão, que até hoje continua sendo crucificado, segundo a passagem abaixo:

É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia (Hebreus 6:4-6).

Isto parece indicar que alguns teólogos descobriram este segredo (gnose), através dos tempos, mas, optaram por ficar em silêncio, talvez para não enfrentar o alto clero que guarda este segredo nos Arquivos Secretos do Vaticano (gf).

Jesus Cristo, o conhecimento simbólico na transmissão da verdadetambém morreu, isto é, ficou em silêncio, quando os essênios foram perseguidos1 e esconderam (sepultaram) os seus escritos nas cavernas das montanhas2 do Mar Morto (a)

1...os essênios, mais exatamente seus líderes, os professores da verdadeforam perseguidos pelo grão sacerdote perverso e seus homens e se tornaram os profetas do apocalipse.

2monte da Caveira ou gólgota, segundo a passagem abaixo: 

João 19:17 - E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota.  

Comentário: Para este compilador, a palavra caveira ou gólgota, é uma referência a aparência da caverna onde os essênios esconderam (sepultaram) os seus manuscritos contendo a verdade simbólica, o Cristo simbólico. (fig. 45 - abaixo) Ver a matériaAs Cavernas de Qumrán. Ver também o  vídeo QUMRAN – MANUSCRITOS DO MAR MORTO, “ainda” na visão literal do narrador.

  

Voltando ao assunto do pó da terra, o inconsciente coletivo a camada mais profunda da psique que é constituído pelos materiais que foram herdados, e é nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos, podemos afirmar que a serpente (antes do pecado) representa as imagens virtuais e sonoras que seriam comuns todos os seres humanos, isto é, a imaginação ou imaginário coletivo - um conjunto de símbolosconceitosmemória e imaginação de um grupo de indivíduos pertencentes a uma comunidade específica, neste casoa humanidade (gf).

Vejamos esta comprovação através das metáforas da palavra serpente (05175- h) nachash = serpente, cobra; imagem (de serpente); serpente veloz (mitológico). (05172- d) nachash = praticar adivinhação, adivinhar, observar sinaisaprender por experiência, observar diligentemente, tomar por presságio. 

As metáforas sublinhas acima deixam claro, que a serpente velozrepresenta imaginação (veloz) ou imaginário coletivo de uma determinada coletividade. 

1ver também: a serpente tinha asas, baseada no imaginário popular (gf).

Portanto, a serpente deixou de voar, e passou a rastejar (Ser subserviente: rastejar diante de um superior) com o advento da socializaçãoe começou a se alimentar do pó, o imaginário social. Ver: o imaginário social e hegemonia cultural.                  

Hegemonia cultural é um conceito formulado por António Gramsci para descrever o tipo de dominação ideológica de uma classe social sobre outra, Rever a fig. 20 e a fig. 21 -  abaixo:

       

Este compilador acredita que a hegemonia cultural, em especial a hegemonia religiosa atravancou o desenvolvimento científico, e por este motivo o ser humano ainda é finito.  
  

A CRIAÇÃO DA MULHER - EVA
(auxiliadora)

Vejamos agora o terceiro estágio ou fase do desenvolvimento infantil, segundo Piaget:

3) No Estágio conceptual, que é dos 7 até por volta dos 11 anos, a criança continua bastante egocêntrica, ainda tem dificuldade de se colocar no lugar do outro. E a predominância do pensamento está vinculado mais nas acomodações do que as assimilações.

Vejamos o que diz a Bíblia sobre a criação da mulher, a mente auxiliadora do homem, a linguagem do Estágio conceptualGênesis 2:18 -  Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem1 esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora2 que lhe seja idônea.

1o verbo humano, a linguagem conceitual (a)

2a mente conceitual, Eva (02332-h) Chavvah = "vida" ou "vivente". (02331-d) chavah = contar, declarar, mostrar, tornar conhecido; respirar. (02324) chava’ (aramaico) = mostrar, interpretar, explicar, informar, falar, declarar, isto é, conceituar ou gerar conceitos, os filhos (gf).

Ver as diferenças entre a linguagem simbólica (Deus, o criador) e a linguagem conceitual (o homem, a criatura), dentre elas a que diz: A linguagem simbólica fascina e seduz: a linguagem conceitual exige trabalho lento do pensamentoVer também: mente conceitual e perceptual.

mente conceitual1 - A mente opera no modo conceitual, quando estamos pensando2 sobre o passado e planejando o futuro. No modo conceitual, tornamo-nos ansiosos3 pelos eventos, que podem ou não acontecer, ficamos zangados com pessoas que podem ou não fazer alguma coisa.

modo perceptual4 da mente é geralmente esmagado5 pelos nossos conceitos6. Quando estressada, a mente conceitual está cansada7, podemos fazer um descanso8 optando pelo modo perceptual e prestando atenção à respiração.  

1a mulher metafórica Eva (Gênesis 3:20), depois do pecado (ef).

2gerando filhos e filhas, os conceitos e as ideias (ef).

3Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças (Filipenses 4:6).

4da mente perceptuallivre (Gálatas 4:22)  (ef).

5moído, pelas nossas transgressões (Isaías 53:5) (ef).

6os filhos da escrava, a mente conceitual (ef).   

7cansados e sobrecarregados (Mateus 11:28) (ef).

8prestando atenção à respiração, segundo a matéria: mente conceitual e perceptual através da qual, você vai entender todas as passagens da Bíblia, principalmente a passagem abaixo:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei (Mateus 11:28).

Se não fosse assim, este compilador jamais teria condições físicas e mentais para passar dias e noites inteiras, na frente do seu velho Notebook CCE, compilando esta matéria, durante tantos anos.

As metáforas sublinhadas acima, descrevem o trabalho lento do pensamento da auxiliadora a mente conceitualque corresponde a mulher transformada da costela do homem, no verso 22. 

E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.

Costela (06763-h) tsela‘ = lado, costela, viga... câmaras ou cubículos; laterais (do edifício do templo1).. lado (referindo-se à arca). (06760-d) tsala‘ = coxear2, ser manco ou coxo, etc.

1o corpo do homem, o santuário do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19) (gf).

2ver a passagem abaixo:

1 Reis 18:21 - Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos?  Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.

Consequentemente, a costela ou osso (Gênesis 2:23), que deu origem a auxiliadora a mente conceitual, representa o pensamento conceitual. Ver abaixo, a matéria: o pensamento mítico e o conceitual:

Segundo alguns filósofos e antropólogos, toda sociedade desenvolve um conjunto de mitos que procuram explicar e ajudam a organizar ás “coisa da vida” através de narrativas sagradas. O pensamento científico se diferencia do pensamento mítico porque vai buscar explicar as cousas das coisas através da observação sistemática e do desenvolvimento de conceitos e teoria. Marilena Chauí defende, no entanto, que o pensamento conceitual e o pensamento mítico podem coexistir na mesma sociedade.

É este coxear entre o pensamento conceitual e o pensamento mítico, que impede que os teólogos descubram que a Bíblia “não” é um livro histórico - religioso, e sim, um livro científico que relata de maneira simbólica, a origem e a evolução humana (ef).

Teólogos experientes e com vários anos de estudo não chegam a uma conclusão unânime. Alguns consideram como um simples livro de história, para outros não passa de um mito.

É por isto que o povoinclusive os teólogos coxeia entre o pensamento conceitual e o pensamento míticocom seus rituaisVer a matériarituais religiosos (ef).


CAIM E ABEL

Gênesis 4:1 e 2 - Coabitou o homem1 com Eva, sua mulher2. Esta concebeu e deu à luz a Caim3; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR. Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caimlavrador (fig. 46 e 47- abaixo).

1o verbo, a palavra da criança do período concreto (7 a 11 ou 12 anos) segundo Piaget.

2mente conceitualauxiliadora  (a)

3Caim = Ferreiro (02796-h) charash = artífice, artesão, entalhador, lapidador; hábil na destruição (soldados) (fig.). Charash (02790-d) = cortar, arar, gravarinventartramar o malestar em silêncioser mudo, estar sem palavras, ser surdo.

Portanto, Caim representa o primeiro conceito da criança do período concreto (7 a 11 ou 12 anos) segundo Piaget.

Vejamos o que é um conceito: - Concepção ou ideia de algo: concepçãoideianoção, imagemconceituaçãoabstraçãosubstânciaessênciadefiniçãoconteúdocaracterizaçãoformulação.

Portanto, Caim é o primeiro conceito da mente conceitual (Eva) que é responsável pelo: gravarinventar1tramar o mal, ficar em silêncio (ser mudo), etc. o que exige muito trabalho mental.


1
pecar, comer o fruto da mentira (Oseias 10:13).

Ver matériaA diferença entre um conceito e uma ideia:

algarismo é um conceito que representa  uma ideia, qual seja a do número quatro (tudo é número, diz Pitágoras), que pode ser representado por inúmeras formas1 = IV, IIII, etc. Deduzimos que conceito "são mecanismos mentais que permitem ao homem empreender, externamente, a luta2 com os desafios específicos da natureza externa e da realidade social". Os conceitos são utilizados como ferramentas mentais que tornam possível o conhecimento3 por parte do intelecto, bem como a operacionalização da ciência em tela. O Direito é um campo do saber repleto de conceitos: constituição, legítima defesa, crime, bom pai de família, etc. Ver: a diferença entre conceito e concepção

1a verdadeira poligamia da Bíblia.

2dor durante a concepção da ideia (gf).

3o primeiro conceito, Caim (07014-h) Qayin = Caim = "possessão" = queneu = "ferreiros".

Vejamos quem é Abelo pastor de ovelhas.

Abel (01893-h) Hebel = “fôlego" (01892-h) vapor, fôlego; vaidade, etc. 

Consequentemente, Abel representa a  vaidade infantil  (figs. 46 e 47 - abaixo).


      
            
A expressão: Todo conceito tem atrás de si, animando-o, uma ou várias ideias, (as formas = IV, IIII, etc.), responde, as perguntas mais comuns entre os estudiosos da Bíblia:




Sobre esta última pergunta, podemos responder da seguinte maneira: A poligamia, isto é, um conceito ter várias ideias, só é permitido na linguagem pensada ou falada, descrita no Antigo Testamento  mas, “não” é permitido na linguagem escritadescrita no Novo Testamento, que relata a encarnação do Verbo, a palavra escrita. Ver abaixo: a diferença entre a língua falada e a escrita:

Enquanto a língua falada é espontânea e natural1, a língua escrita2 precisa seguir algumas regras3. Embora sejam expressões de um mesmo idioma, cada uma tem a sua especificidade. A língua falada é a mais natural, aprendemos a falar imitando o que ouvimos. A língua escrita, por seu lado, só é aprendida depois que dominamos a língua falada. E ela “não é” uma simples transcrição do que falamos; está mais subordinada às normas gramaticais4. Portanto requer mais atenção e conhecimento de quem fala. Além disso, a língua escrita é um registro, permanece ao longo do tempo, não temo caráter efêmero da língua falada.

1
o homem natural (1 Coríntios 2:14), fala (gf).

2o homem espiritual, isto é, pensante (verso 15), pois, a pessoa escreve aquilo que pensa (ef).

3a lei (08451-h) torah = lei, orientação, instrução, etc. (Êxodo 24:12),que corresponde as regras gramaticaisVer também: erros gramaticais.

4mandamentos (04687- h) mitsvah = mandamento; mandamento (do código de sabedoria) (Êxodo 24:12), que corresponde as regras ortográficas. Ver também: erros ortográficos

A lei e os mandamentos foram dados pelo Senhor Deus, o desejo de conhecimento (libido sciendi) Moisés, o sentimento das pessoas cinestésicas (egípcios, os hititas, e os maias) que criaram as escritas hieroglíficas e por hereditariedade, os conceitos da criança na idade escolar, conforme a passagem abaixo:

Êxodo 24:12 - Então, disse o SENHOR, a Moisés: Sobe a mim, ao monte1, e fica lá; dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que escrevi, para os ensinares. Ver abaixo, a matéria: origem da escrita:

As escritas hieroglíficas são as mais antigas das escritas propriamente ditas (por exemplo; a escrita cuneiforme foi primeiramente hieroglífica até que certos hieróglifos obtiveram um valor fonético) e se observam como uma transição entre os pictogramas e os ideogramas. Nos tempos modernos a escrita hieroglífica tem sido deixada de lado, existindo então atualmente dois conjuntos de escritas principais: as baseadas em grafemas (isto é, escritas cujos sinais representam a percepção de sons) e escritas ideogrâmicas (isto é, escritas cujos sinais representam conceitos, "ideias"), os filhos e as filhas do homem, a linguagem conceitual (a).

Este valor fonético acima, corresponde ao Verbo que se fez carne, conforme as passagens abaixo:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai – João 1:1 e 14.

Verbo (3056-g) logos = do ato de falarpalavra, proferida a viva voz, que expressa uma concepção ou ideia; os ditos de Deus, etc.

Consequentemente, o Verbo ou palavra, proferida a viva vozcorresponde ao som das letras do alfabeto grego com suas matizes sonoras, do Alfa (aberto) ao Ômega (fechado), o Primeiro e o Último grafema ou pictograma (letra), que se fez carne, o corpo místico (corpus mysticum) de Cristo, testificado simbolicamente no corpus literário das Escrituras, segundo a passagem abaixo:

João 5:39 - Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.

1monte (02042-h) harar = montanha, outeiro, território montanhosomonte. (517-g) aoratos = despercebido, ou que não pode ser vistoinvisível...

As metáforas sublinhadas acima, deixam claro que este montrepresenta o invisível cerebelo, descrito abaixo:


cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio, pelo controle do tônus muscular, dos movimentos voluntários, e aprendizagem motora. Dependemos do cerebelo (fig. 49) para andarcorrerpularandar de bicicleta, entre outras atividades.


Então, podemos afirmar que dentre estas outras atividades motoras do cerebelo está o ato de escrever que a pessoa faz, até quando está despercebido, isto éaté com os olhos vendados. Ver as matérias: escrever de olhos vendados eo dia em que seu cerebelo aprendeu a ler e a escrever.

Ezequiel 36:26 - Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.

Coração (03820-h) leb = ser interior, mente, vontade, coração, inteligência...

As metáforas sublinhadas acima deixam claro que o coração de pedra e o coração de carne, representam respectivamente, a mente emocional e a mente racional dos cérebros direito e esquerdo. fig. 50  fig. 51, abaixo:

  

Ver a diferença entre: a mente emocional e mente racional:

Temos duas mentes a que raciocina e a que sente. Quanto mais intenso o sentimento mais dominante é a mente emocional. Quanto mais intenso o pensamento mais dominante é a mente racional. A atitude surge em um momento inconsciente onde a mente emocional ou racional estava prevalecendo.

Então, podemos dizer que o Espírito de Deus, o pensamento sensível (visto no início) só vai brotar, quando a mente emocional e a mente racionaldos leitores ou ouvintes das Escrituras deixarem de prevalecer (...dominar, imperar....), para que eles entendam a verdadeira simbologia bíblica, através da mente perceptuallivre (Gálatas 4:22)Ver abaixo.

O modo perceptual da mente é geralmente esmagado pelos nossos conceitos. Quando estressada, a mente conceitual está cansada, podemos fazer um descanso optando pelo modo perceptual e prestando atenção à respiração. 

Qualquer leitor das Escrituras poderá seguir esta orientação.  O resultado poderá ser surpreendente.

Vejamos um resumo dos dez mandamentos:

Primeiro mandamento - Não terás outros deuses diante de mim... Êxodo 20:3.

Comentário: Se Deus representa a linguagem simbólica testificada nas Escrituras, estes deuses representam a linguagem conceitual das doutrinas que são preceitos de homens (Mateus 15:9) (gf).

Segundo mandamento - Não farás para ti imagem de escultura (Êxodo 20)

Escultura (6459-h) pecel = ídolo, imagem. (06458-d) pacal = cortar, talhar, esculpir; extrair de pedreira1 (1788-g) entrepo = envergonhar alguémser envergonhado; reverenciar uma pessoa; volver.

1o coração do homem, segundo a passagem abaixo:

 Ezequiel 36:26 - Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.

Coração (03820-h) leb = ser interior, mente, vontade, coração, inteligência, etc.

Comentário: Portanto, o coração de pedra representa a mente racional (rever as duas tábuas de pedra da lei, acima), a escrava (Gálatas 4:30). O coração novo e o espírito novo representam respectivamente, a mente sensível (não especulativa, que corresponde a livre - Gálatas 4:30) e o pensamento sensível, o filho da livre (idem).   

Terceiro mandamento - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus, em vão (Êxodo 20: 7)

Vão (07723-h) shav’ = vacuidade, vaidadefalsidade, nulidade, vaidade; vazio de falamentira; inutilidade (diz-se de conduta)

Comentário: As metáforas sublinhadas acima, indicam que este mandamento se refere aqueles que falam mentiras, uma coisa : Feminino de vão. Vazio, oco. A palavra  tem como significado uma coisa sem valor, uma coisa boba, das, suas orações, segundo a passagem abaixo:

Mateus 6:7 - E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.

Quarto mandamento - Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho... (Êxodo 20:8)

Não devemos esquecer que, estes mandamentos são para o homem simbólico, a linguagem conceitual (fala) e a mulher simbólica a mente conceitual dos leitores ou ouvintes (já adultos), que foi criado no sexto dia (divisão de tempo), que corresponde ao sexto mês de vida da criança. 

Portanto, esta semana (período de sete dias) está relacionada com os sete períodos da 
linguagem articulada: FONEMAS;

MORFEMAS; SINTAXE; LÉXICO; SEMÃNTICA; PROSÓDIA E DISCURSO (fig. 52 - abaixo).
  


Para entendermos os sete períodos ou dias simbólicos da linguagem articulada, vejamos a matéria sobre o Domingo literal, segundo a ciência, a outra testemunha:

O domingo é o dia da semana compreendido entre o sábado e a segunda-feira.

Em muitos países do mundo, incluindo a maioria dos países da Europa e da América Hispânica, é considerado o último dia da semana civil.

1° dia
2° dia
3° dia
4° dia
5° dia
6° dia
último dia
Domingo

Entretanto, em muitos outros países, como a Grécia, a Grã-Bretanha, os Estados Unidos e países anglo-saxões em geral, além do Japão, do Brasil e de Portugal, o domingo é considerado como o primeiro dia da semana.

1° dia
2° dia
3° dia
4° dia
5° dia
6° dia
sétimo dia
Domingo

Na liturgia cristã, assim como no judaísmo e no islamismo.

A passagem abaixo, confirma que o sétimo dia é o sábado, portanto, o domingo é o primeiro dia da semana.

Êxodo 20:10 - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;

Comentário: Não devemos esquecer que este mandamento é para o homem simbólico, a linguagem conceitual com seus conceitos (filhos) e ideias (filhas). Os animais são tipos de conhecimentos (a). O forasteiro representa conceito de outrem. Fico devendo o significado de: servos e servas. Todos eles devem repousar no sétimo dia, isto é, ficar calmos, durante o DISCURSO – sequências de frases que formam uma narração (ver o quadro COMPONENTES DE UMA LINGUAGEM ARTICULADA - acima), o contrário do DISCURSO ou "pregação" do personagem da fig. 24 abaixo:



Quinto mandamento - Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá – Êxodo 20:12.

Honra (03513-h) kabad = ser pesadoser importanteestar aflitoser duro, ser ricoser digno, ser glorioso, ser incômodo, ser honrado. 

Comentário: Portanto, este mandamento é para os conceitos (filhos) daqueles que leem ou ouvem esta passagem. Eles devem ser tudo isto acima, para que sua palavra conceitual (pai) e sua memória conceitual (mãe) sejam honrados (4052-g) perisseuo = exceder um número fixo previstoter a mais e acima de um certo número ou medidater em excesso, sobrar, etc.

Sexto mandamento – Não matarás (Êxodo 20:13.

Matarás – (07523-h) ratsach = matar, assassinar, cometer homicídio. (04191- h) muwth = morrer, matar, executar, etc. (1169-g) deilos de deos (medo); adj tímidomedrosoetc.

Comentário: Se o homem simbólico representa a linguagem conceitual (fala) do homem físico, está confirmado que matar, executar, representa intimidar silenciar alguém. Rever as imagens da fig. 20 e fig. 21 abaixo:

         
                
Sétimo mandamento – Não adulterarás (Êxodo 20: 14).

Adulterarás (05003-h) na’aph = cometer adultério; geralmente de homem; sempre com a esposa de outro; adultério (de mulheres) (particípio); culto idólatra (fig.) = (02181- h) zanah = praticar fornicação, ser uma meretriz, agir como meretriz; ser um prostituto ou prostituta cultual; ser infiel (a Deus) (fig.).

Comentário: Se o homem metafórico representa a linguagem conceitual (fala), o adultério, nada mais é, do que uma adulteração ou alteração semântica (do sentido), das falsas doutrinas com sua prostituição cultual, segundo a passagem abaixo: 

2 Reis 23:7 - Também derribou as casas da prostituição - cultual que estavam na Casa do SENHOR, onde as mulheres teciam tendas para o poste-ídolo.

Casas (01004-h) bayith = casa, moradia, habitação; abrigo ou moradia de animaiscorpos humanos (figurado), etc.

Se o corpo humano representa o santuário do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19), podemos afirmar que as casas da prostituição - cultual desta passagem, representam os corpos das pessoas que usaram e usam as Escrituras para se beneficiarem financeiramente, através de cultos religiososVer abaixo, a diferença entre: adultério e prostituiçãono sentido denotativo. 

Adultério: Traição conjugal; ter um compromisso e relacionar-se com outra pessoa.

Prostituição: Fazer sexo a troco de dinheiro, vender o próprio corpo.

Ou seja, alguém pode estar adulterando sem, no entanto, se prostituir. E também prostituir-se sem, necessariamente, adulterar.

Oitavo mandamento - Não furtarás (Êxodo 20:15)

Furtarás – (01589-h) ganab = roubar, furtar, levar embora. (364-g) anamnesis = lembrança, recordação. (363-g) anamimnesko = trazer a mentelembraradvertir; lembrar; recordar e pesar bem e levar em consideraçãoroubar, furtarlevar embora; ser roubado; ser furtado, vir furtivamente; ir furtivamente, levar embora

Comentário: as metáforas trazer a mente, advertir; lembrar; etc. indicam que este furto representa o plagio literário (gf).

Nono mandamento - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo (Êxodo 20:16).

Testemunho (05707-h) ‘ed = testemunha, evidência (referindo-se a coisas); testemunha (referindo-se a pessoas). (05749-d) ‘uwd = voltarrepetirir de uma parte para outrafazer novamente, etc.

Comentário: as metáforas voltarrepetirir de uma parte para outrafazer novamente, indicam que o falso testemunho, é a repetição do plagio literário (gf).

Décimo mandamento - Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo (Êxodo 20:17).

Cobiçarás (02530-h) chamad = desejar, cobiçar, ter prazer em; deliciar-se em - (673-g) apochorizo = separar, partir em pedaços; separar-se, partir de.

Casa (01004-h) bayith = casamoradia, habitação; abrigo ou moradia de animaiscorpos humanos (fig.); referindo-se ao lugar de luz e escuridão, etc.

Comentário: Se o homem e a mulher representam a palavra e a mente do ser humano, podemos dizer que este cobiçar também está relacionado com o plagio literáriosó que desta vez, este plágio é através da obras escritas, os corpos humanos (fig.) ou corpus literários, a moradia de animais os conhecimentos escritos dos seus autores e de sua mente, a sua mulher (gf). 


Com certeza este comentário sobre a Lei de Deus e os demais, tem muitos erros, pois, se trata da interpretação de uma só pessoa e pouco letrada, no entanto, como já foi dito,  a finalidade desta compilação é apenas mostrar o rumo para os 144.000 selados, os reparadores de brechas (Isaías 58:12 ) seguirem (gf

Continuando a matéria sobre o quarto Estágio das operações Formais, segundo teoria da aprendizagem de Jean Piagetvejamos o trecho abaixo:

A partir de 12 anos, aproximadamente, a criança, agora no estágio das operações formais, inicia sua transição para o modo adulto de pensar, sendo capaz agora de formular um pensamento abstrato, culminando no final desse período, geralmente aos 15 anos, quando atinge a maturidade intelectual. Nesta fase, a linguagem oferece um suporte coerente ao pensamento conceitual, onde se verifica a capacidade de formular proposições e hipóteses, e o acesso ao conhecimento filosófico e científico. O jovem migra do estado de anomia, onde impera o completo desconhecimento das regras sociais, passa pela heteronomia, quando as regras são construídas do “externo para o interno , para atingir a autonomia, quando já é capaz de refletir sobre valores e convenções sociais e posicionar-se criticamente.

anomia é um estado de falta de objetivos e regras e de perda de identidadeprovocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno

heteronomia...é um conceito criado por Kant para denominar a sujeição do indivíduo à vontade de terceiros ou de uma coletividade. Se opõe assim ao conceito de autonomia onde o ente possui arbítrio e pode expressar sua vontade livremente.

Portanto, partir de 12 anos, o jovem adquire o modo adulto de pensar, i. é, se torna com Deus, a vox populiconhecedor do bem e do mal, com toda autonomia onde o ente possui arbítrio autonomia.

Por causa da obediência a serpente1, a imaginação ou imaginário religioso ou diabo, o imaginário social, o jovem perde a sua autonomiaisto é, não possui arbítrio e não pode expressar sua vontade livremente, porque está sujeito a escravidão religiosa ou escravidão social daqueles que se dizem ateus. Ver: ateus não existem concluem cientistas.

1vejamos o diálogo entre a mulher, a mente conceitual do adolescente e a serpente, a sua imaginação ou imaginário religioso:

Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus1 tinha feito, disse à mulher:2 É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim3 podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim,4 disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.5 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem6 e do mal.7 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto8 e comeu e deu também ao marido,9 e ele comeu (Gênesis 3: 1 a 6).

1o amor, o desejo de conhecimento do adolescente (a).

2a sua mente conceitual ou racional (a).


3jardim (01588-h) gan = jardim, área cercada (fig. de uma noiva); jardim (de plantas). Portanto, o jardim representa o sistema límbico o cérebro intermediário, a área cercada, como um anel de noiva, em amarelo, que produz frutos (filhos = palavras emocionais) saudáveis (fig.  53 - abaixo).


É por este motivo que a palavra éden (05731-h) ‘Eden = “prazer”.

As emoções incentivam grande parte das ações que tomamos.

Como responsáveis pela condução dos sentimentos, as emoções agem como termômetros internos que regulam os estados de humor, nos fazendo perceber a dor e o prazer, a frustração e a satisfação, a tristeza e a felicidade.


4portanto, a árvore do meio do jardim, representa o cérebro primitivo (autopreservação e agressão – fig. 54 - abaixo), onde nasce a mentira, o fruto proibido. Isto confirma que a mentira é uma ferramenta primitivapois, até os animais também mentem.

5Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá. Ezequiel 18:4. 

Comentário: Não esquecer que a morte é da palavra de quem mente. 

Portanto, a ordem de Deus, a vox populi (todo mundo diz isto), é para ninguém mentir.

6bem (02896-h) towb = bom, agradável, amável...Assim são as palavras verdadeiras das pessoas racionais (gf).

7mal (07451-h) ra‘ = ruim, mau, desagradável, maligno... Assim são as palavras de uma pessoa mentirosa (gf).

8fruto (06529-h) p@riy = fruto, produto (do solo); frutodescendênciafilhosgeração (referindo-se ao útero); fruto (de ações)Ver: “Palavras geram pensamentos que geram sentimentos ou emoções estes por sua vez geram ações que trazem consequências trazendo até você o objetivo”  
  
9o verbo, a palavra da linguagem conceitual do adolescente (gf)

E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nutive medo, e me escondi (Gênesis 3:9 e 10). 

Não devemos esquecer que o SENHOR Deus representa o desejo de conhecimento (libido sciendi) de cada pessoa, portanto, é por volta dos 12 anos que o adolescente não quer ir á escola.

Nu (05903-h) ‘eyrom = nu. (06191-d) ‘aram = ser sutil, ser esperto, ser astuto, acautelar-se, etc.

Astuto (3835-g) panourgos = hábil, destro: a) num bom sentido, apto para empreender e executar algo, destro, sábio, sagaz, hábil. b) num mau sentido, astuto, esperto, enganoso, traiçoeiro, fraudulento. 

A passagem abaixo, mostra o outro lado, o bom sentido:

Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. Mateus 10:16.

Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos1 e o és entre todos os animais selváticos2; rastejarás3 sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida (Gênesis 3:14).


2conhecimento emocional (ef).

3(03212-h) yalak = ir; andar, vir; partir, prosseguir, mover, ir embora; morrer, vivermaneira de viver (fig.). (498-g) antitassomai = organizar-se para batalhar contra; opor-se, resistir.

As metáforas sublinhadas acima, deixam claro o domínio social na qualidade de vida do adolescente (ef).

O castigo da mulher, a mente conceitual, do adolescente:

E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores1 darás à luz filhos2; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará3 (Gênesis 3:16).

1dores do parto. Ver: parto literário.

2e filhas, os conceitos e ideias (a).

3a palavra conceitual (marido) sai da boca, independentemente da mente conceitual, a mulher, isto é, tem o domínio sobre ela (gf).

Para finalizar esta infinitésima parte da Bíblia, vejamos o que significa a torre de Babel:

Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a superfície dela (Gênesis 11:9).

Babel (0894-h) Babel ou Babilônia = "confusão (por mistura)". 

Portanto, a torre de babel (fig. 55 - abaixorepresenta  a imagem corporal e "percepção" dos adolescentes SÍNTESE DOS DADOS: O estudo foi dividido em três eixos temáticos, sendo eles: imagem corporal e o processo saúde doença; imagem corporal e formação educacional; e fatores sociais

Partindo dessa divisão realizou-se uma análise de cada artigo avaliando quais os fatores motivadores para a insatisfação com a imagem corporal em adolescentes, bem como possíveis estratégias de intervenção para tentar combater esse problema de Saúde Pública. 

A imagem da fig. 55 abaixo deixa claro que a torre de Babel, representa o sentimento que o adolescente tem da sua imagem corporal.




Este compilador percebeu isto, pela grande quantidade de fotos que sua neta tem da sua infância e de hoje como adulta e, raras da sua adolescência. Ela admite que se achava feia nesse período da sua vida.   

Vejamos quem é Sete:

Sete (08352-h) Sheth = "compensação". (07896-d) shiyth = pôr, colocar; pôr, colocar (a mão sobre); constituir, fazer (alguém ou alguma coisa), fazer igual a realizar; assumir a posição de; devastar, etc.

As metáforas sublinhadas acima, deixam claro que Sete, representa o sentimento de vaidade do adolescente
(fig. 56 - abaixo), que nasce para compensar ou assumir a posição de Abel, a vaidade infantil. fig. 46 e fig. 47 (acima) morto por Caim o conceito do adolescente. 

Sete é indicado como justo pela teologia judaico-cristã, em contraponto com Caim... Segundo Gênesis 4:26, com o nascimento de Enos, os homens passaram a invocar a Deus, dando surgimento à religião. Isto pode significar que Seth teria sido um dos primeiros sacerdotes da humanidade. Não esquecer que tudo isto é simbólico portanto, o sacerdote está relacionado com o sentimento de culto do adolescente ao próprio corpo.
  

Outra característica do adolescente é sua maneira de falar através de gírias1. Ver: as gírias do adolescente (fig. 57 - abaixo).



1ou  cargas d´água(?) as águas do dilúvio (gf). 

Dilúvio (03999-h) mabbuwl = inundação, dilúvio. (02986- d) yabal = trazer, liderar, carregarconduzirlevar... ser levado (à sepultura); ser trazido, ser guiadoser conduzidoetc.

Consequentemente, as gírias do adolescente as águas do dilúvio, são responsáveis pelo carregarconduzir à sepultura (matar)  as pessoas simbólicas, isto é, os conceitos infantis (fig. 58personificados, na fig. 59. Acessar o link para visualizar melhor. Ver a matéria: Manuscritos mais misterioso do mar Morto narra a saída de Noé após o dilúvio. 

Nota: O compilador encontrou a matéria sobre este manuscritos acima, recentemente (15/12/2020) e por já se encontrar fragilizado pela idade avançada e fortes dores físicas e emocionais (espinho na carne), deixa de comentar sobre o simbolismo destes manuscritos, na certeza que outros farão isto.  

        


Vejamos que é Enos (0583 -h)‘Enowsh = Enos = "homem" = filho de Sete (0582-d) ‘enowsh = homem, homem mortal, pessoa, humanidade. 

Então podemos dizer que Sete  representa o primeiro sentimento racional do adolescente, abaixo: 

Sentimento racional, ... Algumas pessoas buscam na razão uma forma de sentir. Mas a razão não sente. Ela é apenas uma forma de fuga da realidade para uma atmosfera livre de sentimentos.

Os sentimentos representam os filhos de Deus, a linguagem simbólica ou fruto do Espírito: Gálatas 5:22-23

Agora será fácil para você descobrir quem são os sobreviventes do dilúvio, desde que você adquira o bíblia online 3.0 modulo avançado (CD comprado pela internet). Dica o nome de Noé (05146-h) Noach = "repouso", que acontece com maturação do cérebro do adolescente. Ver: ajude seu filho adolescente amadurecer.




AS TRÊS MARIAS
(MENTES)



Vejamos a passagem abaixo sobre as três Marias:

E junto à cruz de Jesus1 estava sua mãe2, e a irmã de sua mãe, Maria, a mulher de Clopas3, e Maria Madalena4. (João 19:25).

Como já sabemos, o homem simbólico inclusive Jesus, representa a palavra ou verbo e a mulher representa a mente humana que o gera, portanto, as três Marias da passagem acima, representam as três MentesAMente SábiaB- a Mente Racional e C- a Mente Emocional da fig. 60 abaixo:  

                       


1O verbo encarnado, Cordeiro de Deus (João 1:29) isto é, o conhecimento simbólico na transmissão da verdade ou gnoses, testificado simbolicamente nas Escrituras  (João 5:39).

2Maria a sua mãe, a Mente Sábia (A), localizada no corpo caloso dos compiladores das Escrituras, o céu simbólico, segundo esta compilação (a).

O estado de Mente Sábia é a integração da mente emocional com a mente racional. Não se pode dominar a mente emocional com a mente racional. Também não se podem criar emoções com racionalidade. Devemos penetrar e integrar as duas.

Mente Sábia é aquela parte de cada pessoa que pode saber e experimentar a Verdad(o Cristo - João 14:6). É onde a pessoa sabe que algo é verdadeiro ou válido. É onde a pessoa sabe algo de maneira centrada.

A sabedoria, Mente Sábia ou conhecimento sábio depende da integração de todas as maneiras de saber algo: saber observando, saber analisando de forma lógica, saber pelo que experimentamos em nossos corpos (experiência cinética e sensorial), saber pelo que sentimos (nossas emoções), saber pelo que fazemos e saber por intuição (May, 1982).

Comentário: Foi esta Mente Sábia (Maria) que inspirou os compiladores das Escrituras Sagradas e está inspirando as 144.000 pessoas que estão entendendo o Seu simbolismo, dentre elas este compilador. É por este motivo que ela é a rainha do céu (?)

3vejamos quem é a mulher de Clopas, através do simbolismo desta palavra: Clopas (2832-a = aramaico) Klwpav Klopas = Clópas "meus valores". (256 -h) Alphaios = Alfeu = "mudança". (02501-d) Helefe = "troca", (256 – d) Alfaiov = mudança.

Portanto, a mulher de Clopas representa a Mente Racional (B) sujeita a mudança (pensar diferente), localizada no hemisfério cerebral esquerdo (ocidental). Ver: mudar de opinião.

4vejamos também, o significado simbólico da palavra Madalena (3094 – g) Magdalene = Madalena = "uma torre" (3093-a) Magdala ou Magadan = uma torre = um lugar do lado oriental do lago da Galileia, cerca de 5 km ao sul de Tiberíades. Portanto, localizada no hemisfério cerebral direito, direito (oriental) emocional

Vejamos os significados de: razão emoção e intuição:

A RAZÃO é caracterizada como sendo: objetiva, racional, estática, de causa final, por isso aperfeiçoa-se1, dispõe de discurso lógico, é humana e inteligível e baseia-se na dedução.

1e escraviza-se, portanto ela é a escrava, da passagem abaixo:

E, assim, irmãos, somos filhos não da escrava, e sim da livre1

1mente emocional da criança, antes da socialização Ver: escravidão mental, provocada por efeito da pressão moral1 exercida durante a infância.  

1Ver hipocrisia social ou religiosa (a)

Portanto, para entender as Escrituras, temos que voltar a ser emocionais, como as crianças, os pequeninos, que falam o que sentem e suportar a pressão social.  Este compilador que o diga. 

Lucas 18:16  Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus

EMOÇÃO, é subjetiva, é psico-somática e bipolar, é dinâmica, assenta em instintos, educa-se1, é reativa e de tipo animal e afetivo. Ver: a mentira é um problema emocional.

1escraviza-se, através do fruto da  mentira (Oseias 10:13), a mentira social (gf).

Ver - É falando sem pensar que a gente fala o que pensa. Tumblr – O contrário do que promove o Satanás, o Imaginário Social, através da aceitável mentira social 

A INTUIÇÃO apresenta-se como sensívelespiritual1 e metafísica, nasce da revelação, ou iluminação que permite uma percepção, por vezes de natureza paranormal e instantânea e resultante de uma causação circular e holística.

1simbólico figuradometafórico, alegórico, representativofigurativoemblemáticoalusivo, típicoConsequentemente, a intuição representa a mente do Senhor, entendida pelos compiladores da Bíblia que tinham a “mente de Cristo”, o Cordeiro, isto é, o conhecimento simbólico na transmissão da verdade  como os  pequeninos (gf)

1 Coríntios 2:16  Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós1, porém, temos a “mente de Cristo” (gf).

1os compiladores das Escrituras (gf).

Conclusão: Destas três Marias ou mentes: Racional Sábia e Emocional descenderam das três gerações dos filhos de NoéSem, Cam e Jafé.

Veremos adiante, que Noé (05146-h) Noach = "repouso", representa o sentimento de  maturação do cérebro do adolescente, depois do diluvio, a adolescência. Ver: ajude seu filho adolescente amadurecer.

Vejamos quem são filhos de Noé: SemCam e Jafé.

Sem (08035-h) Sem = "nome". (08034-d)  shem = nome, reputaçãofamaglória o Nome (como designação de Deus) memorial, monumento

Comentário: As metáforas: “nome”, reputaçãofama, deixam claro que os semitas representam os sentimentos humanos, gerados na mente sábia, Maria, a mãe de Jesus, o Cordeiro de Deus, o conhecimento simbólico (a).

Cam (02525 h) cham = quente, morno. (02552-d) chamam = estar quentetornar-se quente; estar ou ficar quente; referindo-se a paixão (fig.); tornar-se exaltadoinflamar-se com.

Comentário – As metáforas: estar quente, referindo-se a paixão (fig.) tornar-se exaltadoinflamar-se deixam claro que os cananeus representam as emoçõesgerados na mente emocional

Jafé (03315-h) Yepheth ; Jafé = "aberto". (06601 d) pathah = ser espaçoso ou aberto ou largo, abrirser simplesseduzir, enganar, persuadir; ter mente simples, ser simples, ser ingênuo; ser seduzido, ser enganado, etc.

Comentário – As metáforas: ser espaçoso ou abertoseduzir, enganar, persuadir; ter mente simples; ser enganado, etc. deixa claro que a descendência de Jafé, são os conceitos humanos da mente racional; capaz de  enganar seduzir e  ser enganados pelos conceitos religiosos, do anticristo o conhecimento religioso (a).


                
   (literal)


A questão sobre a construção de um terceiro Templo em Jerusalém está sempre presente em círculos teológicos cristãos e judaicos. Alguns creem que, pelo fato do Novo Testamento afirmar que nossos corpos são “templo do Espírito Santo”(1 Coríntios 6:19-20), não há necessidade de se reconstruir um templo físico em Israel.

Mas, da mesma forma que os seres humanos possuem um corpo1, uma alma2 e um espírito3Deus4 não só se manifesta no meio espiritual5, mas também no físico6. O apóstolo Paulo fala a respeito desse mistério: “Semeia-se7 corpo natural8, ressuscita corpo espiritual9. Se há corpo natural, há também corpo espiritual” (1 Coríntios 15:44).

1corpo humano.

2mente humana.

3pensamento humano.

4linguagem simbólica.

5meio mental, Ver: espiritualidade.

6corpus literário, as Escrituras Sagradas. 

 7na mente isto é, lê-se. 

8as palavras das Escrituras, escritas naturalmente.

9o corpo de Cristo (Corpus Christi) o pensamento simbólico, que foi crucificado entre os dois ladrões, o pensamento racional do cérebro esquerdo dos exploradores da féo mau ladrão e o pensamento emocional do cérebro direito dos religiosos leigos ou clérigos (padre, pastor, élder, rabino, etc.) imprudentes(Provérbios 1 32).

1por experiência própria como leigo católico e posteriormente evangélico, o compilador acredita nesta possibilidade.    

Como já foi visto no início desta compilação, o que os livros sagrados, inclusive a Bíblia relatam é a origem (criação) e a evolução do homem simbólico, o verbo humano, isto é, a FALAda linguagem conceitualcom seus filhos e filhas, os conceitos e ideias, criado por Deus (Gênesis 1:27), Verbo invisível (João 1:1 e Colossenses 1:15) da linguagem “não” verbal ou linguagem simbólicaonipresente através dos seus anjos (Hebreus 1:6), os signos simbólicos  (signo linguístico) de tudo o que existia ao redor do ancestral do homem, quando ele começou a falar, há 60 mil anos antes da era cristã  e por hereditariedadequando a criança começa a balbuciarpá-pá”, “má-má”, aos 6 meses de vida, o sexto dia simbólico da criação (Gênesis 1:31), confirmando que o templo ou santuário, representa o corpo humano, onde habita o homem simbólico, o verbo humano conforme a passagem abaixo:


1 Coríntios 6:19 - Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Templo (01004-h) bayith = casa, moradia, habitação; abrigo ou moradia de animais1corpos humanos (fig.); referindo-se ao Xeol; referindo-se ao lugar de luz2 escuridão3 referindo-se a terra de Efraim; lar, casa no sentido de lugar que abriga uma família; membros de uma casa, família de descendentes, descendentes como corpo organizado; interior (metáf.)

1conhecimentos, já visto.

2a Verdade simbólica, Cristo a luz do mundo (idem).

3trevasvinda do diabo, o pai da mentira (idem).

Donde se conclui que o Primeiro Templo (santuário) representa o corpo da criança até os 7 anos, quando ela mente mais ainda se contradiz, isto é, Eva, a mente conceitual ainda não comeu o fruto da mentira (Oséias 10:13). Ver: quando os filhos começam a mentir?

Ver também: Provérbios de Salomão e conclua quão justa seria a humanidade se os adultos (pais) não mentissem: Ver a matériaCrianças aprendem a mentir com os pais, diz especialista.

Comentário: Segundo as Escrituras, o Primeiro Templo é o Templo de SalomãoVerSabedoria de Salomão, isto é, a sabedoria infantil. Para você chegar a esta conclusão terá que se desvencilhar do Salomão na visão dos ortodoxos (gf).

Ver também: O nome Salomão ou Shlomô (em hebraicoשלמה), deriva da palavra Shalom, que significa "paz” portanto, uma referência a paz infantil (gf). 

Vejamos o que acontece a partir dos 7 ANOS:  

Chega à idade escolar – e, com ela, um novo passo para a mentira: agora, a criança consegue manter sua história sem se contradizer. Isso revela uma nova capacidade importantíssima da mente da criança. Ao mesmo tempo que planeja e memoriza1 uma versão mentirosa, consegue manter-se atenta e inibir pensamentos que sejam contrários a essa versão.

1de memorizar, comer com a mente, isto é, quando Eva, a memória conceitual, come o fruto da mentira (Oseias 10:13) o pecado, sujeita a morte, ficar em silêncio, que corresponde a queda do Primeiro Templo.

Donde se conclui que o Segundo Templo representa o corpo do adolescente, a partir dos 13 anos, abaixo:

Ao entrar para a adolescência, o filho se torna capaz de mentir com palavras (?) e com o corpo (?), feito um adulto.

Consequentemente, o Terceiro Templo vindouro, representa o corpo humano livre do pecado, a mentira, previsto na sétima profecias maia
 que corresponde a volta de Jesus Cristo, o caminho, e a verdade, e a vida (João 14:6). Ver a matéria sobre uma suposta purificação do templo.

Alguém tem que avisar para os judeus desistirem da construção do  Terceiro Templo literal.  Ver o emocionante vídeo.

Humildemente  gradeço ao SENHOR por me abrir o seu bom tesouro segundo a passagem abaixo:

Deuteronômio 28-12 - O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro1o céu2para dar chuva à tua terra3 no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos4 emprestarás a muitas gentes,5 porém tu não tomarás emprestado6. 


1
a Sua mente. Ver: mente do Senhor (?)

2o corpo caloso dos 144.000 (?).

3a mente racional dos 144.000 (?).

4os hemisférios cerebrais dos 144.000 (?)

5os leitores desta compilação ou outras semelhantes (?)

6tudo desta compilação é baseado no simbolismo das Escrituras Sagradas portanto, inspirado por Deus e não emprestado de alguém. O mesmo aconteceu no passado, com os compiladores das Escrituras Sagradas (?)Outras compilações semelhantes a esta devem existir mundão afora (gf). 

Caro leitor: Se você é uma pessoa sensitiva ou leu esta matéria em assembleia de dois ou três pessoas comuns, com certeza  chegou até o final e  acredito que ficou perturbado e ao mesmo tempo maravilhado, conforme os dois primeiros versos do Evangelho de Tomé.  Aproveite este estado de espírito para divulgá-lo para mais pessoas. Se desejar criar a Wikipédia proposta por este compilador para continuar esta obra, faça isto o mais breve possível para que este velho compilador vislumbre mesmo de longe a nova terra (2 Pedro 3:13) isto é, a  nova consciência, como na estória1 de Moisés, o sentimento dos compiladores do pentateuco(?).

1usado pelo compilador para designar um fato escatológico, como são todos da Bíblia e demais Escrituras Sagradas. 

Ver também o vídeo:  Jesus de Nazaré Entre a Ciência e a fé, onde um frade católico se esforça para convencer o repórter Roberto Cabrini da existência do Jesus histórico. 

O compilador agradece imensamente a Igreja Adventista por tê-lo abrigado por 14 anos como na estória de Jacó que nos primeiros sete anos viveu na ilusão da linda Raquel (Luz Maior), porém convivendo com Lia (luz menor), com seu olho baço e no final dos sete anos perseguido pelo astuto Labão(!?), por ter percebido os primeiros reflexos da Luz Maior, que deu origem a esta humilde obra literária, se assim podemos chama-la. 

NotaUm agradecimento especial do compilador para sua irmã biológica que pacientemente o conduziu coercitivamente (risos)  até a  Igreja Adventista do Sétimo Dia,  na qual chegou sem nenhum conhecimento da Bíblia. Certa vez um importante pregador leigo pediu para ele dizer um versículo da Bíblia e ele prontamente respondeu: - Não matarás! - muito bem irmão! - diga a passagem bíblica! - só sei que tá na Bíblia!  - A igreja caiu na risada!  

Os mesmos 14 anos acontece na estória de José do Egito e deve existir outras mais, para legitimar esta compilação. 

Ver o  vídeo: José interpreta o sonho do Faraó das sete vacas gordas e as sete vacas magras e o sonho sobre o pé de milho que nasce sete espigas cheias e bonitas e no mesmo pé, nascem mais sete espigas, seca, murchas e queimadas e elas devoram as sete cheias e bonitas. Tudo isto está simbolicamente acontecendo na vida do compilador e com certeza na vidas dos demais que fazem parte dos 144.000 (gf). 

De todo coração, o compilador deseja que a I.A.S.D. tenha voz e vez no pacto educativo global, sabiamente proposto pelo Papa Francisco(!?), que na sua concepção tem por objetivo uma das alternativas  para sobrevivência de todas as instituições religiosas, com seus padres,  pastores rabinos, e outros líderes religiosos, preparados para o magistério e outras atividades. Foi a partir do sétimo ano  que o compilador como tesoureiro da igreja e em reuniões sobre mordomia (finanças) começou a perceber algo que durante os primeiros sete anos passou desapercebido. Assim mesmo o compilador foi convivendo a duras penas até o dia que a Luz do simbolismo raiou na sua mente e ao tentar divulgá-La em plenário, foi excluído do rol da Igreja, o que deu origem a esta compilação. Isto não impede o apreço do compilador pela Igreja Adventista, por tirá-lo do vício da bebida alcoólica e da total escuridão espiritual para a luz menor; para que o Espírito Santo o conduzisse a Luz Maior, o simbolismo das Escrituras.

Veja o emocionante vídeo: urgente!!! Israel lança mais um comercial do 3º Temploprincipalmente para este compilador e o leitor que entender esta compilação. Ver também o vídeo: Como José,  a cereja do bolo” (gf).

Á Deus toda honra, toda glória, todo louvor, toda gratidão e toda adoração - o pensador

 

Ver a PARTE 1 - A BÍBLIA






a Verdade dói, mas eterniza a alma
(o compilador) 


Obrigado SENHOR!!!!!!!!! 

Elias (pseudo) 









                                                      
                                                                                                                                                                                                                                          

                                  
                                       
     
                                                                                         


                                                            




  


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    Responder
  2. Best content & valuable as well. Thanks for sharing this content.
    Approved Auditor in DAFZA
    Approved Auditor in RAKEZ
    Approved Auditor in JAFZA



    i heard about this blog & get actually whatever i was finding. Nice post love to read this blog
    Approved Auditor in DMCC

    Responder
  3. Always look forward for such nice post & finally I got you. Really very impressive post & glad to read this. Good luck & keep writing such awesome content.
    Web Development Company in Greater Noida
    Software development company In Greater noida

    Always look forward for such nice post & finally I got you. Thanks for sharing this content.
    CMS and ED
    CMSED

    Homoeopathic treatment for Psoriasis in greater noida
    Kidney Disease Homoeopathy Doctor In Greater Noida

    Responder
  4. Emails Benefit? Well, it sounds weird but Benefit is a French brand of plastic known for its use in artificial nails. The Benefit brand originated in France and is popular all over the world, as artificial nails have now become more affordable. So, if you have any doubts about artificial nails then it's probably best that you check out Benefit. Whether you want cheap Benefit nails to spruce up your personal style or you want to buy a full set of 8 beautiful artificial nails for yourself Buy youtube accounts then you are sure to find a range of brilliant nail colors, designs, and styles online right here that will have your feet looking stunning

    Responder


Nenhum comentário:

Postar um comentário